Brinquedos do chão: uma atividade diferente!

A natureza é o brinquedo mais sadio que existe para uma criança pois ao se identificar com os elementos naturais existentes ela vai construindo a sua identidade humana e sentindo-se cada vez mais parte deste todo chamado Planeta Terra.

Propiciar o encantamento da criança com o mundo através do brincar é uma estratégia que nós, pais e educadores, precisamos desenvolver por meio de atitudes lúdicas do nosso cotidiano e que favoreçam esse contato.

Uma boa dica para ser feita com sua criança nesse começo de Primavera é uma caminhada no parque, no seu bairro, na praça e sem pressa. Leve uma caixinha, cestinho ou um saquinho para recolherem ao longo do trajeto os “Brinquedos do Chão” e estimule a sua observação para as folhas, gravetos, pedrinhas e outros elementos naturais que estejam presentes ao longo do caminho e que poderão ser levados para casa e que farão parte de uma rica e divertida bincadeira.

O documentário “Caminhando com Tim Tim” e que está disponível no Youtube, demonstra de forma poética o olhar de uma criança durante um percurso rotineiro com sua mãe até a casa de sua avó e que está cheio de brincadeiras durante o trajeto e por isso é rico e cheio de vínculos, significados e novidades.

A palavra Brincar vem de Brinco e tem o sentido de criar vínculos entre pessoas, objetos, natureza e com o espaço que sua criança habita, por isso caminhar com uma criança no seu tempo e ritmo é um sagrado exercício de valorização da infância.

Aproveite as lindas manhãs e tardes de Primavera e programe um tempo livre para caminhar com sua criança e crie assim um jardim de brincadeiras com os elementos vistos, sentidos e colhidos ao longo desse poético trajeto no tempo da infância. Permita-se viver a Infância!

 

luciana_brinquedista foto

Luciana Moreira é Educadora há 25 anos, Geógrafa, especialista em Educação Ambiental.
Brinquedista pela ABBri e idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar

” Como educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.

A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.

Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”