Caça ao tesouro: ele é o seu filho!

Que tal brincar de caça ao tesouro com o seu filho?

Para isso precisamos de paciência, ou melhor de pais com ciência.

Ter ciência de algo é uma expressão que designa alguém que está a par de alguma coisa, ou seja, que está ciente, que sabe o que está acontecendo.

Você tem ciência da importância da fase da Infância para a formação humana de seu filho? O que você já faz e que demonstra na sua atitude essa importância?

Então vamos brincar de caça ao tesouro? Vou te dar algumas pistas para você encontrar esse verdadeiro tesouro.

Permita-se viver momentos a sós com o seu filho, de descontração, chamego, silêncio e reflexão. Nesses momentos podemos criar uma verdadeira conexão entre o pensar e o sentir e formar vínculos que serão ponte para os muitos caminhos que vocês irão trilhar pela vida.

Brinque com o seu filho e observe-o pois brincando ele expressa suas qualidades e defeitos. Propicie que manifeste a sua imaginação natural enquanto brinca e perceba valiosas pistas do seu tesouro interno onde ele irá sentindo assim a sua própria essência divina, todo o seu potencial humano e criativo através do natural exercício de brincar, e aos poucos irá tomando posse desse tesouro que lhe servirá de guia pelos caminhos da vida.

Tenha sensibilidade de olhar para sua criança não apenas como sujeito de proteção mas como um sujeito social e espiritual que está em formação. Ouvir uma criança é uma arte, exercite-se nesse exercício e conheça mais o indivíduo que cresce ao seu lado com suas necessidades, gostos e preferências.

Você e seu filho merecem encontrar esse tesouro e juntos compartilharem de tudo o que necessitam para conhecerem a sua verdade e serem felizes!

 

Luciana Moreira é Educadora há 25 anos, Geógrafa, especialista em Educação Ambiental.
Brinquedista pela ABBri e idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar

 

luciana_brinquedista fotoComo educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.

A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.

Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”