Quadro de incentivo – para comer bem, dormir bem, brincar e aprender muito!

O quadro de incentivo é uma forma de tornar a rotina e o desenvolvimento do filho mais fácil e produtivos!

Combinar com as crianças algumas metas e desafios funciona desde cedo! Quando bebê, a mãe já pode ir se acostumando a narrar o que está fazendo com o filho, contando que é hora de acordar, depois alimentar, brincar, tomar sol e banho. A importância da rotina vai sendo assimilada pelo filho e pela mãe nesses primeiros tempos, ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 2 anos já é possível trabalhar com os quadros, marcando estrelinhas ou adesivos. Mas atenção, nesta fase, tudo de forma suave, sem metas exageradas, cobranças inadequadas…O incentivo positivo é sempre necessário!

O mais importante de ser trabalhado nos primeiros anos são as noções de momentos do dia, ensinando a importância da disciplina e da rotina:
– hora de comer
– hora de dormir
– hora de brincar
– hora de aprender
– hora de não fazer nada (este merece um post à parte, que breve vamos escrever)

Na faixa dos 4 ou 5 anos, a criança já começa a ter noções mais claras de tempo, de conquista, de vitória. As pontuações e metas já podem ser conversadas e combinadas com mais detalhes, como por exemplo: almoçar com a TV desligada, dormir todo dia no mesmo horário, guardar os brinquedos etc. Nas “metas”, pode-se propor à criança tentar alcançar 1 estrelinha por dia ou por semana, e lembrá-la do esforço ao longo do tempo. Lembre-se que a criança precisa de incentivos constantes, por mais esperta que seja, precisa ser ensinada.

É importante que toda família participe com alegria, envolvendo-se com as metas, com a  brincadeira de pontuar e torcendo para a criança conseguir. O papel dos pais e cuidadores é garantir que os horários e ambiente da casa possibilitem a criança envolver-se com a rotina de forma natural e gradual. À medida que vão crescendo, podem ser mais cobrados, mas sempre com carinho!!!!!!!!

Para pregar o quadro de incentivo, escolha um local visível, no quarto, na sala ou na cozinha, que a criança possa enxergar. O quadro deve ser colorido, com figurinhas e letras grandes para chamar atenção dos pequenos.

Até os dez anos é muito importante que a criança seja estimulada a ser organizada, a não se queixar pelas tarefas diárias, a construir sua autonomia gradualmente. O exemplo dos pais fala alto nisso. Não há mágicas nem fórmulas prontas, cada criança é uma e a criatividade e alegria devem ser a tônica de todo o trabalho, sem esquecermos da firmeza!!!!

Em nossos cursos, trabalhamos com conceitos básicos para ajudar os pais a implantarem rotinas de hábitos dentro da necessidade e perfil de cada criança. Com técnicas e dinâmicas lúdicas é sempre possível melhorar e levar ideias novas aos pais e mães.

Quero mais informações sobre os cursos em domicílio que a família trabalha com os quadros de incentivo.

 

tatiana-camargos-bem-familia-bhTatiana Camargos Lamego, fundadora da Bem Família Tutoria em Desenvolvimento Infantil.

Professora com formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.

Comunicóloga com bacharelado em Publicidade e Propaganda pelo Uni BH, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1999.

Representante do projeto Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos

Divulgadora do Box da Joanninha, São Paulo, 2011 a 2012.