Cantinho de leitura: a decoração pode desenvolver esse hábito no seu pequeno

Temos uma novidade! A Fabiana Visacro, mãe da Gabi (10 anos) e da Bebela (4 anos) vai participar do  nosso blog com dicas lindas para decorar e planejar sua casa favorecendo o desenvolvimento dos seus filhos! Afinal, o ambiente em que vivemos pode influenciar positivamente a educação e a rotina de toda a família!

Existem vários estudos que provam que ter o costume de dedicar um tempinho do dia exercitando a leitura traz desenvolvimento cognitivo, capacidade de argumentação, além de estimular a criatividade e expandir o vocabulário, a memória e o conhecimento. Se em adultos esses benefícios já são incríveis, imagine então o tesouro que uma criança pode acumular, desde bem pequena, se ela já tiver gosto pelos livros? A boa notícia é que a decoração pode ser a porta de entrada para um universo único de fantasias e vai levar seu filho longe quando for adulto.

Na hora de criar um cantinho de leitura, valorize a luminosidade! É impossível querer estimular a leitura em um local com pouca iluminação. Lembre-se também de que, mesmo que seja uma experiência divertida, é necessário ter concentração, por isso, evite competir com a TV e qualquer interferência de barulhos e ruídos. Além disso, a acessibilidade dos livros é fundamental! As prateleiras devem estar em alturas onde os pequenos possam escolher à vontade e com facilidade o que querem ler e se aventurar em descobertas! Depois do livro escolhido, ele deve achar um lugar confortável para devorar a história. Crie um ambiente com almofadas, sofás ou um colchãozinho. A ideia é que o local seja aconchegante e que isso colabore para que o tempo da leitura seja prolongado.

Mas a dica de ouro é a seguinte: não obrigue seu filho! Como pais, nós devemos incentivar sempre, mas ele deve ter afinidade. Se ele se mostra interessado, vá fundo junto com ele! Lembre-se sempre que o desenvolvimento da criança é entrelaçado com a afetividade. Então, esteja presente, traga os amiguinhos para essa aventura, também! Boas lembranças com pessoas amadas vão fazer como que a leitura seja parte da memória afetiva do seu filho e pode ser fundamental para que ele seja um leitor assíduo, no futuro. E nada melhor do que um ambiente acolhedor para escrever essa relação de amor com a leitura!

 

Fabiana Visacro é psicóloga e designer, diretora na Fabiana Visacro Decoração Afetiva.

 

“Meu interesse por pessoas me levou a me formar em psicologia. Meu interesse
pela maneira como as pessoas vivem resultou em minha segunda graduação: o
design de interiores. Foi assim, com o olhar totalmente voltado para o
humano, que comecei a construir uma carreira baseada na qualidade de vida e
na relação das pessoas com suas moradas, ambientes de trabalhos e demais
espaços frequentados.”