Cuidado com a água!

Quem tem mais de 30 anos, certamente, viveu uma época em que andar de carro sem cinto de segurança não era um problema; que fumar era permitido em todos os lugares, inclusive em aviões e shoppings; que não era preciso matricular as crianças na escola antes dos 5 anos. A verdade é que as regras e as leis vão se aprimorando a medida que temos novos desafios sociais.

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Agora, uma nova mudança deve acontecer em função de uma demanda da sociedade: os cuidados com a água. Estamos vivendo a escassez da água em muitos estados do Brasil e também em diversos países do mundo. Para se ter uma ideia, menos da metade da população mundial tem acesso a água potável. Além disso, a falta de chuvas e a má utilização do recurso dificultam a sua distribuição para a população, e estamos sentindo no bolso as consequências da escassez da água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, a Agricultura consome 70% da água, a Indústria 22% e o uso doméstico 8% e, como cada gota é importante, todos nós estamos no mesmo barco e devemos cultivar o rio para ele não secar. Estamos acompanhando campanhas de conscientização do governo, muitos sites têm divulgado dicas importantes como, por exemplo, reaproveitar a água da máquina de lavar, fazer xixi durante o banho para evitar o uso da descarga, desligar o chuveiro enquanto estiver ensaboando, etc. De fato, a mudança de comportamento é o fator decisivo para uma nova perspectiva.

E nós, pais, educadores, tios, amigos que convivemos e influenciamos as crianças, temos um papel a mais: sermos também a referência para os pequenos. É muito importante envolver as crianças nessa nova forma de nos relacionarmos com os recursos naturais. Elas são fundamentais para uma mudança em grande escala, pois além de serem os gestores, educadores, compradores e governantes do amanhã, as crianças têm um imenso poder de influenciar pessoas e mercados.

Há algum tempo, tive que explicar para duas crianças os motivos pelos quais devemos cuidar da água. Elas estavam numa daquelas farras de mangueira que toda criança adora no verão, sem regras e sem hora para acabar. Durante a conversa, ficou claro que a água, para elas, era um recurso disponível e abundante, afinal, era só abrir a torneira e lá estava ela. A conversa continuou e então perguntei de onde vinham os alimentos, as roupas e os brinquedos e a resposta foi: da loja. Eles não estão errados, as crianças têm uma relação direta com os produtos e, muitas vezes, não conhecem o percurso das coisas.

Nosso papel junto aos pequenos deve, então, ser a de uma referência prática, ou seja, eles têm que ver em nós o exemplo real de como cuidar da água e dos demais recursos naturais, além disso, devemos esclarecer e explicar como as coisas funcionam, como somos essenciais para a mudança do planeta e que o futuro está, literalmente, em nossas mãos. A noção de empoderamento aliado à curiosidade que é inerente à criança podem ser capazes de influencia-las a ponto de criarem novos hábitos.

Uma parte da conversa que tive com as crianças ficou marcada em mim: ao explicar a elas que todo produto físico precisa de água para ser criado, elas me perguntaram: “e tem água para tudo isso?”. De fato não existe água para nosso estilo de vida atual e o melhor disso tudo é que elas entenderam. Com certeza, vamos chegar num momento em que nossas crianças, já crescidas, dirão: vocês se lembram como as pessoas lavam a calçada com água? Esse dia vai chegar e não pode demorar.
Quero compartilhar com vocês a música Agente da Água, criada por mim, e que fala justamente da utilização deste tão precioso recurso. A música faz parte do CD “Eu, Cidadão”, desenvolvido para trabalhar o tema Sustentabilidade com as crianças. (https://soundcloud.com/luana-ferreira14/agende-da-agua)
Fique à vontade para baixar, utilizar e replicar.

Luana Ferreira – Jornalista, psicopedagoga e especialista em responsabilidade social
Diretora na empresa www.sairdocasulo.com.br