Dia da Árvore: aquela antiga história da fotossíntese

plante uma arvoreDia 21 de setembro é o Dia da Árvore, uma data celebrada nas escolas e lembrada entre as famílias. Mas, você sabe o que se comemora?

 

Elas são fundamentais para nossa sobrevivência, nos dão frutos, sombra, ar fresco, oxigênio e, ainda por cima, são deslumbrantes. Desde muito cedo a gente aprende sobre a importância das árvores. Quem não se lembra da história da fotossíntese, aprendida ainda na escola? É através desse processo que conseguimos oxigênio para respirar. Nos dias de hoje, as árvores são mais importantes do que nunca. Afinal, estamos vivendo a era do aquecimento global, da intensa urbanização e do consumo desenfreado e com isso tudo acontecendo, cada vez menos vemos árvores nas ruas e podemos desfrutar de seus benefícios. O planeta requer um equilíbrio, ou seja, se gastamos recursos naturais, temos que compensar.

 

Na lista abaixo você vai conhecer alguns motivos, além de entender mais sobre os benefícios que a árvore nos oferece – além dos frutos, sombra e beleza visual:

 

É fato que não precisamos estar perto das árvores para conseguirmos respirar, mas todos esses outros benefícios a gente só consegue estando perto. E por isso, incentivamos o cuidado e o plantio das árvores.

 

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante. Qualquer cidadão pode contribuir com um ambiente mais verde e saudável. Em Belo Horizonte, por exemplo, o programa Uma Vida, Uma Árvore, da Prefeitura, tem o objetivo de plantar uma árvore para cada criança registrada na capital. É só informar o nascimento que a PBH faz o plantio da árvore. (Mais informações: http://www.umavidaumaarvore.org/cadastro/)

Vamos sempre comemorar a natureza, as árvores e presentear nossa cidade, bairro e rua com mais verde. A gente tem mesmo que celebrar aquilo que é importante para nós.

Por Luana Ferreira – Jornalista, psicopedagoga e especialista em responsabilidade social
Diretora na empresa www.sairdocasulo.com.br