Como buscar ajuda quando algo está errado com meu filho?
A maioria dos pais sabe da importância e do impacto da rotina familiar no desenvolvimento das crianças. Mas, como avaliar a própria rotina, a própria estrutura familiar, sendo “ator e diretor” ao mesmo tempo?
Desde que nascem, os filhos vivenciam e absorvem todos os aspectos do meio em que vivem. E os pais vão oferecendo o que podem, o que têm, de acordo com a sua realidade e disponibilidade. Os filhos, por outro lado, apresentam suas demandas e suas necessidades de diferentes formas: alguns, gradualmente se mostram, outros “clamam” por socorro sem “aviso prévio”.
As surpresas do dia-a-dia exigem muitas habilidades dos pais, que, muitas vezes, sem conhecimento pedagógico e científico, precisam buscar apoio da psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutrição, pediatria, neurologia, dentre outros. É até mesmo difícil saber a quem e onde recorrer quando algo está errado com os filhos.
É muito importante que o profissional escolhido capte as necessidades de cada criança e da família, se dispondo a ser um parceiro durante o período que vai prestar seus serviços. Há várias linhas de trabalho e o ideal é encontrar aquele profissional que prima pelo apoio individualizado a cada família.
Buscar ajuda na educação infantil é algo que demanda certa dose de paciência, humildade e disponibilidade dos pais. Deve haver uma noção de que alguns resultados aparecem imediatamente, outros, virão a muito longo prazo.
Felizes aqueles pais que gostam de buscar informações para, oferecer a seu filho, o melhor para a vida toda! Porque a infância é a fase de plantar! Vamos plantar enquanto é tempo!