A obesidade, problema cada vez mais frequente nos consultórios de pediatria, deve ser tratada como uma doença, pois pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e má formação do esqueleto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, 58% da população latino-americana está com sobrepeso ou obesidade.

A prevenção deve iniciar na infância, ou melhor, ainda no período neonatal. A gestante deve ter uma alimentação com pouca quantidade de açúcares e gorduras. Após o nascimento, a melhor maneira de prevenir a obesidade e suas consequências é oferecendo o leite materno. Até os 2 anos de idade, a dieta da criança deve ser livre de açúcares ou os chamados carboidratos simples. As crianças mais velhas devem evitar o consumo de bebidas adoçadas, salgadinhos e biscoitos industrializados, frituras ou outros alimentos ricos em gorduras como hambúrgueres e pizzas. Não tenha esses alimentos em casa. Os alimentos frescos e comprados “in natura” devem ser estimulados.

Evite levar os filhos no supermercado, mas aproveite para levá-los às feiras ou “sacolões”.
Além da alimentação, é muito importante a prática de atividades físicas regulares e adequadas para cada idade. Não permita que seu filho (a) fique muito tempo assistindo à televisão ou usando computadores, tablets e celulares.

Estimule as atividades ao ar livre e aproveite para acompanhá-los e se exercitar!

O vídeo “Muito Além do Peso” no link: https://youtu.be/8UGe5GiHCT4 é uma ótima pedida para que fiquemos atentos a essa questão. Não deixem de assistir!
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Isabela Martins, Pediatra da Primeiros Passos Clínica Pediátrica

Como estabelecer hábitos saudáveis na correria do dia a dia?

Hoje vou compartilhar minha maior crença em relação a formação de hábitos alimentares saudáveis e duradouros: processo participativo. Você tem dificuldade de estabelecer hábitos alimentares saudáveis e duradouros para sua criança? Então te convido inicialmente a uma reflexão. Quantas vezes você já a levou para um passeio numa feira de rua? Quantas vezes vocês vão juntos às compras? E não me refiro às compras no shopping, mas compras de verduras e legumes. Quantas vezes vocês estenderam uma toalha num gramado de praça e fizeram um piquenique com um lanche que vocês prepararam juntos?!

Por mais que você queira que seu filho se alimente bem, não basta querer, tem todo um esforço para que isso aconteça, uma construção familiar. Então, antes de justificar que a vida “moderna” é muito corrida e que não tem tempo, planeje. É verdade que a vida moderna é mesmo atribulada mas será que realmente usamos o tempo a nosso favor e com questões importantes para nossos filhos e para nós mesmos?! Reflita. Tem uma questão que me preocupa muito em relação a uma justificativa cotidiana: a falta de tempo. Se não somos capazes de administrar o tempo, se não temos capacidade para essa tarefa, como iremos ensinar nossos filhos a fazê-lo?! Conheço muitas mães que já acordam bradando: “vamos logo que já estamos atrasados”!
Fico pensando o estresse que isso causa nas crianças. E não apenas isso, mas em como essas crianças, um dia, serão capazes de estabelecer um vínculo saudável e usar o tempo, assim como a alimentação a seu favor. Quando bradamos que estamos atrasados, ensinamos que o tempo é inimigo, quando na verdade deveríamos ensinar que ele é um grande aliado.

Mas como ninguém pode dar o que não tem, não há outra alternativa senão aprender e ensinar. Assim funciona o processo educacional.

Para começar algumas dicas:

1- Tempo é igual a dinheiro e não podemos gastar mais do que temos. Assim, alguns dias teremos mais tempo para fazer as refeições e elas serão mais longas e divertidas. Em outros, isso não será possível.

2 – Faça escolhas conscientes para gastar seu tempo. Se você usá-lo com o que não é importante, certamente faltará para as prioridades. Sempre eleja as prioridades e depois disso, se sobrar tempo, gaste-o com o supérfluo.

3 – Seu filho não é supérfluo. Seus pais também não.

4 – Antes de dizer “estamos atrasados”, diga para a criança quanto tempo ela terá para executar uma tarefa: “filho (a) hoje estamos com o tempo mais curto e você terá 20 minutos para tomar café ou almoçar”. Enfim, determine tempo para cada tarefa e ajude-o a cronometrar a execução dessa tarefa. “Filho, já se passaram 10 minutos e seu prato ainda não está na metade, você precisa ser um pouco mais rápido”. Obviamente estamos falando de crianças que já são capazes de assumir esse tipo de administração e responsabilidade. A parir dos dois anos, eles já tem capacidade emocional e cognitiva para iniciar o processo.

5 – Antes de sentir culpa pelo pouco tempo que você acredita estar presente, pergunte ao seu filho e escute a percepção dele, sempre. Ele percebe as situações de forma diferente da sua.

E lembre-se que a qualidade do tempo vale muito, então quando estiver com seu filho, desconecte-se e aproveite!

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Juliana Muradas é chef de cozinha especialista em nutrição saudável,
proprietária da Deli Fresh Food, mãe de filhos gêmeos, empreendedora, escritora e
idealizadora do projeto Inhame Inhame nutrição infantil.

Estamos super felizes! A Ju Muradas, mãe de gêmeos, é nossa nova colunista sobre alimentação infantil e lança seu primeiro livro do projeto Inhame Inhame, o “Merenda Escolar”. Não perca as dicas dela em nosso blog!

Ei. Eu sou Juliana Muradas, chefe de cozinha especializada em alimentação saudável e idealizadora do Inhame Inhame, um projeto cultural e educacional, com objetivo de ensinar crianças e famílias a constituirem um vínculo duradouro com os bons hábitos alimentares. Então, se você tem dúvidas sobre como se alimentar durante a gestação, amamentação, introdução de alimentos sólidos, como fazer as crianças experimentarem ingredientes novos e tantas outras que envolvem o tema nutrição infantil, vamos a partir desse mês, compartilhar essas dúvidas e trocar ideias aqui no Blog do BemFamília e nas redes sociais do Inhame Inhame que estão no ar a partir do dia 8 de abril.

Então para começar, vamos falar de merenda escolar, que também é o primeiro livro da série Inhame Inhame. Não vou me ater a questão nutricional, que falaremos nos próximos posts, mas algumas dicas sobre como envolver as crianças no preparo dessa refeição. Tenha em mente que as crianças não são capazes de fazer escolhas dentro de um grande leque de possibilidades. Logo, não transfira para elas uma responsabilidade sua. Evite perguntar “o que você quer levar de merenda”? Faça uma afirmação dentro das opções que você tem disponível e que sabe que a criança gosta, como “hoje as opções para a merenda são suco de manga ou maracujá, qual você prefere?” A mesma coisa com a fruta e o carboidrato. E como você deu a possibilidade dela escolher o de manga não tente persuadi-lá a levar o de maracujá. Deixe que ela se sinta responsável e independente por sua escolha. Mas, se ela disser “quero de laranja”, ela estará testando você como fazem ao longo do dia. Não hesite em responder que essa não é uma opção válida mas, assim que for possível você preparará o suco solicitado.

Toda vez que o lanche for uma surpresa a criança tem a seu favor um álibi que poderia ter sido evitado. Ela poderá alegar que não consumiu a merenda porque não gosta do que foi enviado. Entretanto, se ela participar dessa escolha e concordar com ela, deverá explicar a razão caso não tenha consumido determinado alimento. Muitas vezes acontece da criança consumir o suco e o carboidrato mas não a fruta. Nesse caso, explique que se algum dos itens retornar haverá uma deficiência de nutrientes e que comida não se joga no lixo. É muito importante que a criança esteja envolvida e
se sinta responsável pela escolha. Assim, você estará fazendo um grande favor não apenas ao desenvolvimento nutricional mas ao emocional já que ela aprenderá desde cedo, que escolhas tem consequências, inclusive para a saúde.

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Juliana Muradas é chef de cozinha especialista em nutrição saudável,
proprietária da Deli Fresh Food, mãe de filhos gêmeos, empreendedora, escritora e
idealizadora do projeto Inhame Inhame nutrição infantil.

 

Em nosso curso Rotina Infantil abordamos 5 hábitos da criança que devem ser estimulados pelos pais em casa: aprender, brincar, comer, dormir e ter tempo livre. Gostamos muito de sugerir a leitura deste livro, que traz orientações  para estimular o desenvolvimento cerebral da criança através de uma alimentação saudável.

livro_pais_inteligentes_filhos_saudaveisJá parou para pensar que, além da saúde do corpo, a parte cognitiva depende dos nutrientes, da dieta equilibrada com ingestão de vitaminas, mineiras, água e fibras? E que infelizmente, a nossa comida está cada vez mais industrializada, cheia de calorias vazias nos fast foods, doces, chocolates e refrigerantes…?

Várias pesquisas apontam que uma alimentação rica em ômega-3 e outros nutrientes pode ajudar a criança no comportamento, concentração, memória e aprendizado. Ou seja, o adulto é o que a criança comeu. Parece complexo? Basta pensar que os hábitos que se aprende na infância ficam para o resto da vida.

No livro, o autor, o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, que já foi diretor na Academia Latino-Americana de Nutrologia – ALAN, aborda vários problemas e doenças, entre elas a obesidade, acarretadas pela má alimentação. Até casos de TDAH são citados, além da importância dos alimentos funcionais, probióticos e outras tendências na alimentação inteligente.

Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis
Dr. Alexander Gomes de Azevedo
Editora Novo Século

 

Em maio é a vez do Curso Comer Bem com 10% de desconto!

Um curso para orientar sobre os horários e hábitos saudáveis na sua casa, de forma a equilibrar as demais atividades da criança: escola, aulas extras, brincadeiras, sono e rotina geral da faixa etária de seu filho.

Pesquisas revelam que o bom desempenho escolar depende também do hábito de refeições em família, ou seja: o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e as habilidades de comunicação devem ser trabalhados na rotina de alimentação da família toda.

Inscrições:  clique aqui e cadastre seus dados no Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso Comer Bem” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.

Os Cursos em Domicílio são realizados durante todo o ano na sua casa em Belo Horizonte.
A cada mês um curso tem desconto especial! Fique de olho em nossas divulgações!

Fevereiro – Hábitos do Bem
Março – Estudar Bem
Abril – Escrever Bem e Estudar Bem
Maio – Comer Bem
Junho – Ler Bem e Brincar
Julho – Brincar Bem

 

Para crianças de 2 a 10 anos, orientados de acordo com o perfil e faixa etária, os cursos são realizados na sua casa, com 4 sessões de uma hora e meia por semana durante um mês com a criança, pela professora infantil Tatiana Camargos.

O Módulo Comer Bem oferece jogos e dinâmicas com orientações e tarefas para pais e filhos visando criar novos hábitos de alimentação que impactem positivamente no desenvolvimento cognitivo da criança.

O material lúdico desenvolvido para cada curso é entregue ao aluno para uso durante o ano, junto com um relatório e lista de condutas para serem seguidas na faixa etária e perfil do seu filho.

Um mesmo curso pode ser feito por irmãos ao mesmo tempo – com desconto! Crianças participantes do Club Cult Kids e pais dos cursos e palestras on-line também têm condições especiais! Consultem-nos!

Inscrições: cadastre seus dados aqui Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso em Domicílio” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.

Os Cursos em Domicílio são realizados durante todo o ano na sua casa em Belo Horizonte.

A cada mês um curso terá um desconto diferente! Fique de olho em nossas divulgações! 

 

Inscrições: cadastre seus dados aqui Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso em Domicílio” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.

Fevereiro – Hábitos do Bem
Março – Estudar Bem
Abril – Escrever Bem e Estudar Bem
Maio – Comer Bem
Junho – Ler Bem
Julho – Brincar Bem

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Para crianças de 2 a 10 anos, orientados de acordo com o perfil e faixa etária, os cursos são realizados na sua casa, com 4 sessões de uma hora e meia por semana durante um mês com a criança, pela professora infantil Tatiana Camargos.

O material lúdico desenvolvido para cada curso é entregue ao aluno para uso durante o ano, após a conclusão do curso.

Orientações e tarefas são passadas aos pais durante o curso, para intensificar os novos hábitos.

Um mesmo curso pode ser feito por irmãos ao mesmo tempo – com desconto! Crianças participantes do Club Cult Kids e pais dos cursos on-line também têm condições ainda mais especiais! Consultem-nos!

Inscrições: cadastre seus dados aqui Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso em Domicílio” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.

 

 

O quadro de incentivo é uma forma de tornar a rotina e o desenvolvimento do filho mais fácil e produtivos!

Combinar com as crianças algumas metas e desafios funciona desde cedo! Quando bebê, a mãe já pode ir se acostumando a narrar o que está fazendo com o filho, contando que é hora de acordar, depois alimentar, brincar, tomar sol e banho. A importância da rotina vai sendo assimilada pelo filho e pela mãe nesses primeiros tempos, ao longo do primeiro ano de vida. A partir dos 2 anos já é possível trabalhar com os quadros, marcando estrelinhas ou adesivos. Mas atenção, nesta fase, tudo de forma suave, sem metas exageradas, cobranças inadequadas…O incentivo positivo é sempre necessário!

O mais importante de ser trabalhado nos primeiros anos são as noções de momentos do dia, ensinando a importância da disciplina e da rotina:
– hora de comer
– hora de dormir
– hora de brincar
– hora de aprender
– hora de não fazer nada (este merece um post à parte, que breve vamos escrever)

Na faixa dos 4 ou 5 anos, a criança já começa a ter noções mais claras de tempo, de conquista, de vitória. As pontuações e metas já podem ser conversadas e combinadas com mais detalhes, como por exemplo: almoçar com a TV desligada, dormir todo dia no mesmo horário, guardar os brinquedos etc. Nas “metas”, pode-se propor à criança tentar alcançar 1 estrelinha por dia ou por semana, e lembrá-la do esforço ao longo do tempo. Lembre-se que a criança precisa de incentivos constantes, por mais esperta que seja, precisa ser ensinada.

É importante que toda família participe com alegria, envolvendo-se com as metas, com a  brincadeira de pontuar e torcendo para a criança conseguir. O papel dos pais e cuidadores é garantir que os horários e ambiente da casa possibilitem a criança envolver-se com a rotina de forma natural e gradual. À medida que vão crescendo, podem ser mais cobrados, mas sempre com carinho!!!!!!!!

Para pregar o quadro de incentivo, escolha um local visível, no quarto, na sala ou na cozinha, que a criança possa enxergar. O quadro deve ser colorido, com figurinhas e letras grandes para chamar atenção dos pequenos.

Até os dez anos é muito importante que a criança seja estimulada a ser organizada, a não se queixar pelas tarefas diárias, a construir sua autonomia gradualmente. O exemplo dos pais fala alto nisso. Não há mágicas nem fórmulas prontas, cada criança é uma e a criatividade e alegria devem ser a tônica de todo o trabalho, sem esquecermos da firmeza!!!!

Em nossos cursos, trabalhamos com conceitos básicos para ajudar os pais a implantarem rotinas de hábitos dentro da necessidade e perfil de cada criança. Com técnicas e dinâmicas lúdicas é sempre possível melhorar e levar ideias novas aos pais e mães.

Quero mais informações sobre os cursos em domicílio que a família trabalha com os quadros de incentivo.

 

tatiana-camargos-bem-familia-bhTatiana Camargos Lamego, fundadora da Bem Família Tutoria em Desenvolvimento Infantil.

Professora com formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.

Comunicóloga com bacharelado em Publicidade e Propaganda pelo Uni BH, Belo Horizonte, Minas Gerais, 1999.

Representante do projeto Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos

Divulgadora do Box da Joanninha, São Paulo, 2011 a 2012.

Mais uma edição do nosso Club Cult Kids foi lançada para levar as crianças para brincar e aprender em espaços culturais de BH. O objetivo deste programa de Lazer Pedagógico é propiciar às crianças situações corriqueiras pedagogicamente orientadas, onde as habilidade cognitivas, sociais, afetivas e motoras são desenvolvidas em grupinhos de 4 a 10 anos, sob a coordenação da nossa diretora a professora infantil Tatiana Camargos Lamego.

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A edição do 2o semestre está ainda mais especial, pois além de oferecer as 3 atividades temáticas em espaços culturais  + avaliação pedagógica do seu filho, conta com especialistas em cada área de conhecimento: arte, gastronomia e sustentabilidade.

Como fazer para as crianças gostarem de aprender, de descobrir, de pesquisar e perguntar de uma maneira leve, divertida porém orientada e em complemento com os conteúdos da escola?

Esta é a proposta da Bem Família, ao convidar os pais e seus filhos para estas atividades mensais, que duram uma hora e meia. Ocorrem um sábado por mês, pela manhã, em espaços culturais de Belo Horizonte especialmente escolhidos para variar o repertório da criançada, e oferecer um momento de aprendizado totalmente diferente da escola tradicional, através de brincadeiras e dinâmicas adequadas a cada faixa etária e perfil das crianças.

Muitos pais têm questionado a eficácia do ensino padronizado nas salas de aula, onde o modelo professor-aluno desgasta o processo de aprendizagem e a construção criativa da criança. Mas ao mesmo tempo, é difícil oferecer este tipo de atividade em casa, no dia a dia, onde há poucos recursos lúdicos no ambiente dos apartamentos.

Neste contexto de muita exigência da performance escolar das crianças, é necessário oferecer um equilíbrio, através estímulos positivos para que eles cresçam gostando de aprender, de observar, de buscar as informações, de conviver com grupos diferentes, de frequentar ambientes diversos do seu dia a dia.

Nossa programação está assim:

24/outubro – sábado 9h às 10h30
Tema: Sustentabilidade para brincar
Local: Parque das Mangabeiras – BH

14/11 – sábado 10h às 11h30
Tema: Arte divertida
Local: Museu Inimá de Paula – Centro

5/12 – sábado 10h às 11h30
Tema: Gastronomia Saudável
Local: Cozinha Vitrine na Feira dos Produtores  – Cidade Nova

As vagas são limitadas. Inscreva seu filho de 4 a 10 anos.

Inscrições em http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/

Informações: (31)8646-3808

 

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A Bem Família abre sua agenda a cada mês,  para reservas de horários de atendimento em domicílio, em Belo Horizonte.

Para abril/maio/junho de 2015, estamos oferecendo os seguintes atendimentos.

 

Orientação Escolar 

1) Cursos Aprender Bem: consistem de sessões com brincadeiras e atividades pedagógicas ​específicas para envolver a criança e desenvolver suas habilidades para melhor assimilação de rotinas com 3 focos específicos: Leitura, Escrita e Estudos.
2) A​ulas de dever: acompanhamento escolar com foco nos conhecimentos e conteúdos do escola, aborda técnicas de estudos do ano escolar em curso.

 

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Programas de Rotinas Infantis

Ideal para a família que quer adequar ou rever pontos diversos do dia-a-dia da criança, visando a criação de hábitos que valem para a vida toda. A partir de uma avaliação individual, montamos o módulo ideal para seu filho, com as abordagens adequadas às necessidades de sua família. 

Os programas têm duração de um mês, com atividades focadas no perfil e faixa etária da criança.
Idade: até 10 anos.
1) Módulo Brincadeiras Educativas – em parceria com neuropediatra/fonoaudiólogo/psicomotricista
2) Módulo Alimentação – em parceria com nutricionista
3) Módulo Hábitos da Infância – em parceria com odontopediatra/psicomotricista/psicopedagogo
Pais e filhos aprendendo a comer melhor

Módulo Rotinas em Alimentação

 

 

 

 

 

 

 

Pais e filhos aprendem brincadeiras de criança

Módulos Brincadeiras Educativas

Hábitos infantis refletem na vida toda

Hábitos da Infância

Reservas para abril:
http://bemfamilia.com.br/cursos-aprender-bem/
(31) 8646-3808
contato@bemfamilia.com.br
Tatiana Camargos Lamego – professora e consultora infantil

Esse artigo tem objetivo de listar algumas táticas para começar a estabelecer uma boa base de alimentação do seu filho.

Eu acredito que esta lista contém os passos mais importantes para uma boa melhora na alimentação de seu filho. Estas são as primeiras estratégias que dou aos pais quando iniciamos o módulo de alimentação infantil.

1. Comer com os seus filhos

Dicas para quem tem filho que não come

Comer com os filhos permite transformar o ato da alimentação

Isto pode parecer uma dica óbvia, mas com o ritmo agitado da vida atual, precisamos focar e e decidir fazer uma pausa quando os filhos estão comendo. Comer com o seu filho é valioso e uma oportunidade de aprendizagem. Vale a pena. Se a alimentação do seu filho é pobre, esta é uma oportunidade que você não pode perder.

As refeições são uma experiência social e podemos aprender com o que vemos. Se você espera que o seu filho coma algo novo e melhore sua alimentação, comer com a criança é o primeiro passo.

As crianças, especialmente bebês, poderão realmente ver como você morde, mastiga e aprecia um alimento novo. Você será o maior exemplo. A sua alimentação junto com os filhos define o padrão de alimentação, ou seja, o seu filho vai crescer sabendo que os vegetais (ou qualquer outra coisa que você come) são saudáveis ​​e parte de uma dieta normal.

Eu não estou dizendo que todos os filhos vão ver a mamãe comer espinafre e, assim, comer espinafre, mas é o primeiro passo no estabelecimento de uma boa base para uma dieta com mais variedade. Outra vantagem de comer com o seu filho é que você pode rapidamente dar-lhe estímulos para experimentar o verduras, legumes e frutas. Isso não seria possível se você estivesse longe do filho, na TV, no celular ou computador.

Se parece difícil essa tarefa para conquistar o tempo para comer com seu filho, comece com um primeiro passo, por exemplo com 1 almoço ou jantar três vezes por semana.

2. Coma na mesa

Desligar a TV é um passo importante na alimentação de seus filhos

Desligar a TV na hora das refeições é um passo importante na alimentação de seus filhos

Nossa cultura tornou-se tão apressada que é muito comum deixar os filhos comerem vendo TV, jogando Ipads e joguinhos. No entanto, nesse cenário, as crianças estarão muito distraídas e a mensagem que estamos passando para elas é: “Comer não é tão importante, nem tão legal quanto esse joguinho, esse desenho.”

Há situações em que isso é inevitável, como em uma viagem, mas no dia a dia, é necessário formar esse hábito. Ali, na mesa, você poderá focar a atenção da criança na alimentação. Nessa situação, a mensagem que estamos passando para ela é: “A alimentação é algo importante e não acessória ou secundária na vida.”

Quando comemos na frente da TV a nossa mente está dando mais atenção a tudo o que estamos vendo do que ao ato de comer e estamos em um estado de piloto automático.

3. Refeições de 3 em 3 horas

Negligenciar os horários das refeições talvez seja o maior erro. Crianças gostam de beliscar e lanchar durante todo o dia,  o que, a princípio parece muito normal, porque pelo menos eles estão comendo. Na realidade, eles estão comendo apenas o suficiente para suprimir o apetite e perder a fome para comer uma refeição completa. Eu tenho visto as maiores melhorias na alimentação infantil nas famílias que aderem a esse hábito das 3 horas.

O corpo da criança e também do adulto, completa um ciclo metabólico e ciclo da fome de 3 em 3 horas. Eu sei que para algumas famílias isso pode ser uma mudança enorme, ou parecer impossível de alcançar, mas acredite VALE A PENA alcançar essa meta! Tente, durante 1 mês conquistá-la. Mas é uma das metas que mais observamos dar resultados nos hábitos familiares e na melhoria da qualidade da alimentação infantil.

 

Módulo de Alimentação Infantil

Conheça o nosso módulo de alimentação infantil. Buscamos como objetivo ao final do módulo a Implantação de novas condutas com as crianças e conscientização dos pais sobre o potencial e as fraquezas de seu filho durante sua alimentação, que podem comprometer/favorecer seu desenvolvimento infantil nas questões cognitivas, motoras, afetivas e sociais.