Mais uma edição do nosso Club Cult Kids foi lançada para levar as crianças para brincar e aprender em espaços culturais de BH. O objetivo deste programa de Lazer Pedagógico é propiciar às crianças situações corriqueiras pedagogicamente orientadas, onde as habilidade cognitivas, sociais, afetivas e motoras são desenvolvidas em grupinhos de 4 a 10 anos, sob a coordenação da nossa diretora a professora infantil Tatiana Camargos Lamego.
A edição do 2o semestre está ainda mais especial, pois além de oferecer as 3 atividades temáticas em espaços culturais + avaliação pedagógica do seu filho, conta com especialistas em cada área de conhecimento: arte, gastronomia e sustentabilidade.
Esta é a proposta da Bem Família, ao convidar os pais e seus filhos para estas atividades mensais, que duram uma hora e meia. Ocorrem um sábado por mês, pela manhã, em espaços culturais de Belo Horizonte especialmente escolhidos para variar o repertório da criançada, e oferecer um momento de aprendizado totalmente diferente da escola tradicional, através de brincadeiras e dinâmicas adequadas a cada faixa etária e perfil das crianças.
Muitos pais têm questionado a eficácia do ensino padronizado nas salas de aula, onde o modelo professor-aluno desgasta o processo de aprendizagem e a construção criativa da criança. Mas ao mesmo tempo, é difícil oferecer este tipo de atividade em casa, no dia a dia, onde há poucos recursos lúdicos no ambiente dos apartamentos.
Neste contexto de muita exigência da performance escolar das crianças, é necessário oferecer um equilíbrio, através estímulos positivos para que eles cresçam gostando de aprender, de observar, de buscar as informações, de conviver com grupos diferentes, de frequentar ambientes diversos do seu dia a dia.
Nossa programação está assim:
24/outubro – sábado 9h às 10h30
Tema: Sustentabilidade para brincar
Local: Parque das Mangabeiras – BH
14/11 – sábado 10h às 11h30
Tema: Arte divertida
Local: Museu Inimá de Paula – Centro
5/12 – sábado 10h às 11h30
Tema: Gastronomia Saudável
Local: Cozinha Vitrine na Feira dos Produtores – Cidade Nova
As vagas são limitadas. Inscreva seu filho de 4 a 10 anos.
Inscrições em http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/
Informações: (31)8646-3808
24 de agosto é o dia da infância!!!!!
Se há um assunto que me emociona e deixa feliz é falar sobre a infância.
Que encantos possui que desperta em nós sentimentos tão especiais?
Quem não se encanta e se emociona ao ver um bebezinho dormindo sereno em seu berço?
Quem não fica feliz ao ver crianças brincando nas praças e parques, envoltas em seu mundo mágico e cheio de fantasias próprios da infância?
Quem não volta no tempo e se recorda da própria infância, com a chegada de um filho, de um sobrinho, de um neto na família?
De minha infância tenho lindas recordações de momentos lindamente vividos.
“Domingo em nossa família era um dia especial!
Vovô e vovó na boleia e a meninada toda na carroceira de sua camionete Willis, verde exército. Íamos rumo às inúmeras aventuras de um dia feliz de infância.
A própria “viagem” já era uma aventura. Menino, cachorro e galinha. Tudo junto e misturado! E ninguém reclamava!
Se fosse nos dias de hoje, já fico até imaginado a blitz da polícia rodoviária…
Chegando ao sitio, adultos para um lado e crianças para outro.
E o dia era recheado de situações inesperadas. Nadar no açude, brincar com a boia do caminhão, como se fosse um grande navio, nos levando para ilhas distantes.
O medo de aparecer uma cobra era grande, e o medo de cair da boia, maior ainda.
Mas era tudo tão fantasticamente mágico que o medo sumia num segundo, quando alguém mais esperto nos rodava e balançava, como se ondas gigantes viessem nos derrubar.
Depois a fome batia e íamos atrás de goiabas, jabuticabas e coquinhos que grudavam em nossos dentes que ficavam amarelados, até a hora da próxima refeição. Sabe que nem me lembro o que comíamos! Será que comíamos? Criança quando está brincando nem fome tem!
Só lembro de brincar, brincar e brincar. Ficar com os pés cheios de espinhos, de irmos embora exaustos, mas felizes por mais um dia cheio de aventuras e alegrias.”
Mas que mistérios encerra esta fase tão linda da vida?
Um olhar curioso e atento; um aprendizado constante. Os primeiros desafios; os primeiros passos; os primeiros dentinhos; as primeiras palavras. O entendimento surgindo e se ampliando a cada dia!
A infância é a pureza de pensamentos e sentimentos. É inocência e ingenuidade juntos.
Se há algo que não devemos esquecer jamais é de nossa infância. A criança que fomos nos proporcionou os melhores dias da existência e a quem devemos grande parte do que agora somos.
Como adultos hoje, o que temos feito pela infância de nossas crianças?
Que recordações terão desta etapa tão linda e naturalmente feliz?
Estamos permitindo as crianças viverem o mundo mágico natural da infância ou estamos fazendo as crianças viverem o mundo de ilusão e artificial do adulto?
Pensemos nisso, muito do que viverão no futuro está em nossas mãos!
Feliz dia da infância para eles e para todos nós que já fomos crianças um dia!
Por Siuse Camargos – esposa e mãe. Avó da Isabela e do Pedro. Foi educadora infantil por mais de 10 anos. Hoje exerce com alegria a função de avó e nas horas vagas, é também profissional na área de decoração.
Nosso Club Cult Kids 2015 encerrou suas atividades do 1o semestre com muita alegria e aprendizado, no mês de junho. Em pequenos grupos de 5 crianças por horário, brincadeiras e dinâmicas são propostas durante uma hora e meia. Foram 3 temas, um por mês, em 3 espaços culturais de Belo Horizonte.
Depois de observar os aquários e animais, brincamos para explorar o tema “Economize Água” com mímica, Qual é a música, e Gotinhas do bem. O livro de Todd Parr “O livro do Planeta Terra” foi usado como incentivo à leitura, cheio de ilustrações e dicas de sustentabilidade.
A Sair do Casulo ofereceu brindes para sorteio, o lindo CD “Eu cidadão”, com a música Agente da Água que pode ser ouvida aqui.
Na chegada da visita, foi lançado um desafio: cada criança recebeu um cartãozinho com um quadro de Kandinsky, e precisava encontrá-lo ao longo da exposição, observando se o nome do quadro era o mesmo do cartão. Fizemos uma dinâmica do “Desenho Coletivo” para trabalhar a coordenação motora, criatividade, improviso e aprender a “trabalhar em equipe”, respeitando as ideias do colega. Aprendemos um pouco sobre a vida do artista russo, fizemos perguntas sobre o país dele, e vimos obras de outros artistas também. Exploramos a leitura de nomes de cores com letra cursiva e caixa alta com as crianças em fase de alfabetização. No pátio do CCBB brincamos no espaço dos Óculos 3D e telefone sem fio, tudo relacionado ao tema da visita! Sorteamos entre os participantes um lápis multicolorido do MOMA, Museum of Modern Art New York.
Conhecer o prédio antigo e preservado à Avenida Afonso Pena foi o início de nossa atividade. Conhecemos e experimentamos muitos instrumentos diferentes – agogô, tamborim, Kalima, um instrumento africano e chocalhos de madeira. Nossas brincadeiras do dia foram “bandinha de ritmos”, jogo da memória musical, advinhe o som, explorando os reflexos, a atenção, a concentração e o improviso. Nossos movimentos trabalharam guiados pelas habilidades sensório motoras, cognitivas em conjunto com a audição, visão, tato. A leitura desta vez foi com o livrinho “A valentia do pequeno violinista”, do portal Infancia. Claro que vamos aproveitar para sortear um livrinho deste entre os participantes também!
Tivemos o privilégio de assistir a ensaios de músicos tocando piano, saxofone, contra-baixo, e o lindo coral infantil! O Coral ARS Nova também ensaia por lá!
Agradecemos a participação de tantas fofuras querendo aprender coisas novas e úteis para suas vidas! E aos papais e mamães que levam seus filhos, que brincam conosco e querem oferecer uma educação assertiva aos seus filhos.
Inscrições e informações sobre as próximas atividades pedagógicas Club Cult Kids e Club Livro Kids em http://bemfamilia.com.br/programas/lazer-cultural/
Ou com a professora infantil Tatiana Camargos Lamego
(31) 8646-3808
contato@bemfamilia.com.br
Para abril/maio/junho de 2015, estamos oferecendo os seguintes atendimentos.
Ideal para a família que quer adequar ou rever pontos diversos do dia-a-dia da criança, visando a criação de hábitos que valem para a vida toda. A partir de uma avaliação individual, montamos o módulo ideal para seu filho, com as abordagens adequadas às necessidades de sua família.
No começo da semana vi uma reportagem num telejornal que me chamou bastante atenção. O chamado introduzia a preocupação das crianças com seu futuro o que as motiva, inclusive, a fazer um curso de capacitação nas férias. O tema específico da matéria era programação, mercado com inegável destaque haja vista a importância que a tecnologia tem em nossas vidas.
O curso, que de fato parece ser bem interessante, ensina as crianças conhecimentos básicos sobre programação. Primeiro a criança passa por uma fase de ambientação e, em seguida, aprende como criar jogos básicos, aplicativos e outras ferramentas. O argumento utilizado para incentivar os pais a matricular os filhos na instituição durante o recesso escolar é de que Bill Gates e Steve Jobs aprenderam a programar bem cedo o que contribuiu para o desenvolvimento de suas criações geniais: o Windows e a Apple.
Como psicóloga, especialista no atendimento de crianças, não vejo problema algum num curso de programação para os pequenos. Contudo, coloco duas questões: seriam as férias o momento mais adequado para isso? Até que ponto é saudável que uma criança se preocupe com seu futuro profissional?
Para responder à primeira pergunta, recorro a um texto publicado no site do Hospital Albert Einstein sobre o estresse infantil. Dentre inúmeros fatores estressores citados, como doença, sensação de rejeição e medo, está a exaustão e o excesso de responsabilidade. Assim como nós adultos, as crianças precisam de pausas, de férias. Mesmo que o curso de programação seja uma diversão para ela, é importante brincar ao ar livre, conhecer novos lugares, explorar e criar novos jogos e atividades, pois os momentos de lazer e de brincadeira também são fundamentais para seu desenvolvimento tanto emocional como em termos de habilidades sociais. Dito isso, retomo a pergunta: as férias seriam o melhor momento para um curso? Claro que a resposta não será a mesma para todas as crianças, portanto, cabe a cada família avaliar o melhor momento para seu filho.
Sobre a preocupação das crianças com seu futuro profissional é necessário que elas sejam orientadas e estimulas de acordo com sua idade, pois antecipar obrigações e apreensões pode gerar ansiedade e estresse. É preciso ter em mente sempre que, acima de tudo, as crianças precisam brincar para se descobrir e conhecer o mundo a sua volta. Por isso, não perca a oportunidade de brincar, criar e inventar com elas nas férias!
Paula Melgaço
sócia-fundadora da Clínica Base, graduada em Psicologia pela UFMG
Especialista em Relações Internacionais
Especialista em Psicanálise com Crianças e Adolescentes pela PUC-MG
Mestranda em Psicologia na PUC-MG.
Referência da Clínica Base em projetos relacionados à adolescência e à tecnologia/mundo virtual. (www.clinicabase.com)
A cada semana, vamos visitar um local diferente para aguçar nosso interesse pelo mundo das cores, das formas, das proporções e perspectivas.
Vamos explorar desenho livre, desenho de paisagem, desenho de plantas e flores, desenho de animais. Incentivando a criança a criar, imaginar, expressar e se divertir com esta habilidade que pode se transformar em um hobbie, em um talento e principalmente em uma forma de canalizar as energias de forma construtiva e serena.
Dias: 5as feiras
Duração: 1 hora
Horários: 14 horas – 4 a 7 anos / 15 horas – 7 a 10 anos
Datas:
08/01 – CCBB –
Exposição do pintor mineiro Bracher
15/01 – Palácio das Artes
Coleção Inhotim
22/01 – Centro de Arte Popular Cemig
Esculturas em madeira da Família Julião de São João Del Rey
29/01 – Jardim e flores
Endereço a confirmar
O que inclui:
visita de observação + atividade com técnica de desenho + material para uso durante a atividade
As vagas são limitadas a 5 crianças por grupo, já que priorizamos o contato próximo e focado com cada criança e família que participam de nossas atividades.
Incentivamos seu filho a participar das 4 atividades, durante todo o mês de janeiro. Para aqueles que estejam viajando por alguns dias, ou prefiram participar apenas de algumas, fiquem a vontade!
Os pais também são muito bem vindos para participar junto com seus filhos, ou se preferirem, apenas observando.
Informações e inscrições:
http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/
Ou ligue para nossa consultora e coordenadora do Club Cult Kids: (31) 8646-3808 Tatiana Camargos Lamego
Tão importante quanto ler ou escrever, o desenho é uma ferramenta poderosa de comunicação, que traz consigo habilidades marcantes de expressão do pensamento através dos traços e coloridos. Saber desenhar não é uma exigência, mas pode ampliar muito as condições naturais de aprendizagem da criança.
Levar o filho a um museu, concerto ou praça pública pode ser difícil para muitos pais, que não têm tempo ou disposição para filtrar a atividade ideal para o perfil do seu filho.
Muitas famílias têm dificuldade em pensar e planejar a vida cultural de seus filhos. Primeiro, porque muita coisa tem que ser pedagogicamente filtrada. Segundo, pela pouca familiaridade com os canais de divulgação que informam sobre a programação cultural da cidade.
O papel da Bem Família é apoiar os pais buscando a melhor forma de explorar o potencial criativo da criança em favor de seu desenvolvimento na escola, em casa, na parte sócio afetiva e intelectual. Unindo a amizade e a proximidade com as professoras que acompanham as crianças, o resultado é muito positivo, com crianças cada vez mais interessadas em aprender e a buscar informações por si mesmas.
Estudos apontam que a arte e a cultura favorecem o desenvolvimento cognitivo da criança, e este incentivo deve partir dos pais, que, mesmo não sendo exemplo de consumir este tipo de lazer, querem oferecer algo melhor a seus filhos.
No Brasil, temos pouco incentivo a consumir o lazer cultural, e menos ainda a usar a cultura e a arte como ferramentas no desenvolvimento infantil.
É importante considerar que a arte e a cultura são ferramentas e meios que a criança tem para expressar-se e experimentar formas diferentes de aprendizado daquelas oferecidas no ambiente tradicional da maioria das escolas brasileiras. Cabe aos pais conhecer esta falha e tentar suprí-la de alguma maneira.
Os brasileiros, em geral, não têm o hábito de frequentar ambientes de a cultura e a arte como opção de lazer nem de aprendizado. O Club Cult Kids une as duas questões, e propõe um aprendizado de forma leve, lúdica e interessante.
Informações e inscrições:
http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/
Ou ligue para mim: (31) 8646-3808 Tatiana Camargos Lamego
Muitas mães se perdem quando o assunto é brincadeira. Parece óbvio e fácil, mas nem sempre tão intuitivo como antigamente. Na atividade pedagógica deste mês, queremos, através das atividades com os filhos, alertar os pais em alguns pontos:
– enxergar a importância de prover brincadeiras simples, que incentivem a improvisação e imaginação das crianças
– aproveitar os momentos de brincadeira para observar o filho em sua liberdade de expressão
– variar os tipos de brincadeiras oferecidas aos filhos
– saber a hora de brincar junto e de não brincar junto
– valorizar o brincar ao máximo, mesmo diante dos inúmeros compromissos seus e de seu filho
– familiarizar-se com os estímulos motores, cognitivos, sociais e afetivos necesários na faixa etária de seu filho
O circo trabalha a alegria, a criatividade e a concentração de forma primorosamente mescladas. Equilíbrio com malabares e pratos, arremesso com arcos e bolinhas, coordenação motora grossa e fina com jabolô. Tecidos, cordas, objetos simples que podem ser usados de forma criativa e instigante para as crianças. Por que não repetir alguns destes exercícios em casa?
A Trupe Gaia Circo e Meio Ambiente oferece seu material de apresentações para exploramos a importância do brincar na infância, como uma das principais formas de aprendizado e desenvolvimento pleno.
A atividade é dividida em exercícios de criatividade corporal (como equilíbrio e arremesso) com artefatos e brinquedos de circo, e dinâmicas de expressão oral, jogo da memória, expressão oral e advinhações relacionados ao tema circo. Um momento de exploração livre de brinquedos educativos, livros, relacionados ao tema circo, tão atraente a crianças e até adultos.
Mães e pais já não sabem o que fazer para prolongar a infância, que anda tão a diferente e achatada. O brincar junto com o filho é tarefa que requer disposição, criatividade e paciência! A Bem Família tem atividades pedagógicas e programas de rotinas em domicílio para auxiliar os pais na busca de uma infância mais equilibrada e plena.
Crianças de 5 a 10 anos podem inscrever-se nesta atividade. A Bem Família formar um grupinho de até 5 crianças para o seu filho, de acordo com perfil, faixa etária.
As atividades ocorrem nas sextas e sábados, com duração de uma hora e meia por grupo.
Nosso atendimento tem o foco individualizado, por isso priorizamos os grupos pequenos. Muitas famílias já participam deste o primeiro semestre, com um grupo de amiguinhos. Se é a sua primeira atividade, não se preocupe, vamos encaixá-lo num grupo adequado e legal para seu filho.
A atividade de novembro ocorrerá na Traquitana Brinquedos Educativos e Livros, nossa parceira no Club Cult Kids.
Rua Major Lopes, 63 Bairro São Pedro – Belo Horizonte.
Informações e inscrições: http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/ contato@bemfamilia.com.br Ou ligue para mim: (31) 8646-3808 Tatiana Camargos Lamego.
Durante a infância, as crianças passam por um processo chamado de neurodesenvolvimento, no qual o cérebro imaturo vai adquirindo capacidades motoras, cognitivas, de comunicação e socialização cada vez mais complexas. Tal processo pode desenvolver de forma mais lenta ou mais produtiva dependendo da qualidade dos estímulos que são oferecidos aos cérebros dos pequenos.
Essa necessidade do desenvolvimento preocupa muitos pais, os quais gostariam que seus filhos desenvolvessem diferentes capacidades, como a inteligência e habilidades compatíveis com sua idade.
Esta é, sem a menor dúvida, a condição que mais pode favorecer uma boa educação.Equilíbrio traz serenidade. Uma pessoa equilibrada é uma pessoa madura e, geralmente, é mais feliz. Ao pensar na atividade que a criança mais gosta de fazer, que é brincar, muitas reflexões podem ser feitas para contribuir, também, no equilíbrio desta tão importante atividade infantil. Que espaços podem ser úteis para brincar? Que espaços criativos podem ser oferecidos às crianças?
Na maioria das vezes, a resposta é a busca de serviços que poderiam realizar tal tarefa, como escolas regulares, escolas de artes, de esportes, de música, dentre outros.
No entanto, o que tenho observado hoje como neuropediatra que trabalha com neurodesenvolvimento infantil é que muitas vezes a infância das crianças está sendo terceirizada. Os pais assumem os custos de cuidadores, escolas, esportes, mas não dedicam tempo nem esforços para acompanharem e estimularem seus próprios filhos.
E o maior problema disso tudo é que o cérebro da criança consegue alcançar seu maior potencial quando recebe estímulos diversos que lhe são prazerosos. E nada mais prazeroso para a criança que receber estímulos de quem elas mais amam, seus pais.
Dessa forma, a agenda cheia desses pequenos, com múltiplas atividades, não substitui o valor do tempo de qualidade com seus pais. Momentos juntos de dedicação plena, brincadeiras saudáveis próprias para cada etapa, passeios e carinhos são poderosos estimulantes das conexões cerebrais.
Fica a sugestão para que os pais se esforcem para dedicar algum momento do seu dia para seus filhos, tornando esses momentos agradáveis e prazerosos para ambos. Que seja, por exemplo, 30 minutos que ambos irão sentar no chão para montar um quebra-cabeça, ou fazer um bolo, ou chutar bola! E com essas brincadeiras simples os mini-cérebros estão recebendo estímulos espaciais, visuais, sonoros, de memória e de coordenação motora, que, associados ao prazer, fortalecem as conexões cerebrais existentes e estimulam a formação de novas conexões neuronais. Com criatividade e motivação, os adultos ganham momentos de relaxamento e as crianças fortes estímulos para alcaçarem o máximo do potencial de seus pequenos cérebros!
Dra. Liubiana Arantes de Araújo
Neuropediatra, M.D., Ph.D.
Fellow in neuroscience at Harvard Medical School
Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFMG
Neuroinfância; Desvendando o cérebro infantil
Life Center: (31) 3281-8298 / 3223-1346
Muitas vezes, podemos correr o risco de exagerar na educação dos filhos. Exagerar nos estímulos, na alimentação, na proteção, nas atividades intelectuais e, até mesmo podemos exagerar no carinho. Alguns podem não concordar e dizer: uma criança jamais será prejudicada com excesso de coisa boa. Engana-se quem pensa assim.
Esta é, sem a menor dúvida, a condição que mais pode favorecer uma boa educação.Equilíbrio traz serenidade. Uma pessoa equilibrada é uma pessoa madura e, geralmente, é mais feliz. Ao pensar na atividade que a criança mais gosta de fazer, que é brincar, muitas reflexões podem ser feitas para contribuir, também, no equilíbrio desta tão importante atividade infantil. Que espaços podem ser úteis para brincar? Que espaços criativos podem ser oferecidos às crianças?
Temos visto pais aflitos, querendo promover para os filhos, principalmente nos finais de semana, locais super legais, espaços multicoloridos que possam atrair e divertir as crianças.
Neste artigo, o objetivo é resgatar que, dentro da própria casa ou em espaços próximos a ela, podemos oferecer muito aos filhos. E o melhor, gastando apenas um pouco do nosso tempo e disposição e nada de dinheiro!
Brincar no Quarto – O quarto de uma casa sempre oferece situações e ferramentas criativas para a família toda se divertir. Seja a cama que pode virar o famoso pula-pula, para os menores de 3 anos ou as almofadas e travesseiros para a velha farra da guerra de travesseiros, estar no quarto dos pais traz sempre boas recordações. Aproveitar este espaço da casa para contar histórias, brincar com as roupas da mãe ou do pai enquanto se arruma o armário, também promove boas conversas. Outra coisa que se pode fazer no quarto é ver os álbuns de fotos da família, aproveitando o aconchego do colchão e de uma coberta fofinha. Ver fotos, juntinhos, faz com que momentos que a família tenha vivido, antes da criança ter nascido, passem a fazer parte de sua história. É um repassar de fatos, memórias e vivências que cada novo membro que chega à família, pode passar a ter contato. E, cabe ao adulto, ter a paciência e um tempinho para contar aos menores o que ocorreu antes dele chegar.
Brincar na Cozinha – Lugar preferido de 9 entre dez crianças. Colorido, cheiroso e, geralmente detentor de delicias nem sempre liberadas na hora que a boca pede. Criança sabe bem disso. Também é considerado por muitos como o lugar mais perigoso para os pequenos. Será mesmo? Cabem aqui algumas reflexões? Cozinha é perigosa em função do fogo, gás, pia, produtos? Sim, isso é fato. Mas o que deveríamos fazer neste local não seria, também, uma intensa atividade educativa quando estivermos com crianças em casa? Ensinar a guardar o que está limpo; organizar os alimentos nos potes; analisar quais frutas precisam ser consumidas por já estarem maduras; lavar as louças que foram usadas para a refeição; fazer um bolo para esperar a vovó para um café; e até mesmo arrumar a mesa com os pratos e talheres de acordo com o número de pessoas que vão jantar. A grande diferença entre a cozinha ser o espaço divertido e o espaço proibido, é a presença atenta de um adulto. Adulto capaz de explicar e aceitar as ajudas que a criança pode dar. É claro que uma atividade na cozinha, com crianças a partir de 4, 5 anos, torna-se mais agradável do que com as menores, mas, independente da idade, o papel do adulto deve sempre ter destaque para que tudo ocorra de forma natural e educativa.
Brincar no Banheiro – Hum… quem nunca viu uma criança se deliciar com a espuma produzida pelo sabonete ou shampoo no corpinho? É uma aventura! Encher uma bacia com água, na hora do banho, e deixar os bonecos, panelinhas e carrinhos boiarem à vontade, pode trazer alegria e relaxamento. Na estação mais quente, o verão, isso é ainda mais gostoso, já que mesmo a água esfriando, não se corre o risco de um resfriado. Muitas vezes é a parede azulejada que vira uma grande tela à vapor para desenhar ou até mesmo o vidro do box que recebe as iniciais do nome, corações e rabiscos bem criativos. Claro que, com supervisão do adulto, pois onde há água, por mais seguro que seja, estamos falando de crianças.
Brincar no Quintal ou Playground – Uma casa com quintal, um apartamento com área ou um prédio com playground são cada vez mais raros hoje em dia. Crianças que ainda possuem estes espaços privilegiados devem ser incentivadas a usá-los com muito cuidado e, principalmente, respeito, já que nem sempre são territórios individuais. Brincar de casinha, de banho de mangueira, de futebol, de boneca, de carrinho, ou seja, quase tudo pode ser feito nestes espaços. Os cuidados, por parte dos adultos, devem prevalecer: o barulho produzido pelos pequenos deve ser monitorado, o cuidado com o espaço, as plantas e os brinquedos que por ventura ali estiverem devem ser ensinados e, claro, o zelo pela segurança dos brincalhões que podem se exceder diante da euforia.
Brincar na praça perto de casa– Morar perto de uma pracinha, por mais simples que ela seja, é um privilégio. Em algumas cidades têm-se notícias de que espaços antes, povoados por um público que inibia a ida de famílias e de suas crianças, passaram a ser “ocupados” pela população para suas caminhadas, brincadeiras ao ar livre e muita criança transitando. Este é o quadro natural: espaços públicos, como as praças de pequenas ou grandes cidades, são para o lazer de sua população. Levar a criança, desde bem pequena, ainda no colo, para identificar que ali é um lugar para ser cuidado e aproveitado, é também, um exercício de cidadania. Levar brinquedos que podem ser compartilhados com outras crianças é outro belo exercício de altruísmo. Bola, peteca, patinete, velotrol, bicicleta e corda são sempre boas pedidas. Entender que o que é público precisa ser cuidado por cada um que o utiliza, precisa ser aprendido desde cedo. Outras atividades podem ser feitas em praças como os piqueniques, uma roda de violão, os jogos de tabuleiro como dama, dominó, vareta, além, é claro, de pular amarelinha, elástico ou simplesmente correr livre, para sentir o vento e o sol. Para quem tem um cãozinho, levá-lo para passear ainda abre o espaço para mostrar às crianças, de como se portar quando o bichinho fizer suas necessidades, levando o saco plástico para a coleta preservando os demais de um acidente desnecessário. Muitos lugares e espaços, pequenos ou grandes, podem ser fontes inspiradoras de brincadeiras. A sala, a garagem, o corredor que une os quartos, podem e devem ser explorados. Desenhar, pintar, brincar de massinha, ver um desenho animado ou um filme bem legal ficam bem mais divertidos quando feitos com alguém que amamos está por perto. Ficar e brincar em casa não é castigo… quem aprende a gostar do próprio lar, torna-se mais grato e cuidadoso com seu entorno. Não deixemos que mais um perigoso desequilíbrio passe a tomar conta de nossos hábitos: querer oferecer sempre mais e mais novidades para o simples e natural ato de brincar.
Fica assim a dica: espaços para brincar não faltam, torná-los criativos é questão de disposição.
Marise Nancy de Alencar
Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização, Mestre em Educação Tecnológica, Coordenadora Pedagógica.
Cada edição oferece 3 atividades de 1 hora e meia cada, marcadas a cada mês em um espaço de arte e cultura diferentes, em Belo Horizonte. As professoras da Bem Família recebem as crianças e coordenam as dinâmicas
Após cada edição, as famílias recebem orientações pedagógicas sobre cada criança, em uma reunião realizada com os pais. As professoras apresentam avaliação do perfil de cada participante, mostrando caminhos para a família explorar melhor as aptidões e preferências de cada filho.
Em parceria com a Trupe Gaia – Teatro e a Traquitana Brinquedos Educativos e Livros, exploramos a importância do brincar na infância, como uma das principais formas de aprendizado e desenvolvimento pleno. Através do brincar, a criança usa habilidades diversas como imaginar, combinar, decidir, improvisar, criar, definir, escolher, negociar, ganhar, perder, dividir e muito mais!
A atividade é dividida em exercícios de criatividade corporal (como equilíbrio e arremesso) com artefatos e brinquedos de circo, e dinâmicas de expressão oral, jogo da memória e advinhações relacionados ao tema circo. Um momento de exploração livre de brinquedos educativos, livros, relacionados ao tema circo, tão atraente a crianças e até adultos. Inclusive os pais são encorajados a participarem!
Mães e pais já não sabem o que fazer para prolongar a infância, que anda tão a diferente e achatada. O brincar junto com o filho é tarefa que requer disposição, criatividade e paciência!
A Bem Família tem atividades pedagógicos e programas de rotinas para auxiliar os pais na busca de uma infância mais equilibrada e plena.
Cada família forma um trio de amigos para realizarem as atividades juntos a cada edição do Club Cult Kids. A Bem Família também pode ajudar a formar um grupinho para o seu filho, de acordo com perfil e faixa etária.
As inscrições são abertas a cada edição, com um número máximo de trios. Duplas ou individuais também podem ser inscritos.
Informações e inscrições:
http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/
Ou ligue para mim: (31) 8646-3808 Tatiana Camargos Lamego.