A Copa pode ser um bom programa em família, especialmente se aproveitamos os jogos e comemorações para brincar com a criança, além de assistir as partidas na televisão.
Algumas brincadeiras simples podem divertir as crianças, principalmente se os pais se dispuserem a brincar junto com os filhos! Para a meninada, vale mais a participação animada dos pais do que a brincadeira em si, podem apostar!
Escolhemos alguns jogos relacionados aos esportes e à copa, para aproveitar o clima de torcida e emoção para distrair os filhotes em casa mesmo!
Com uma bola pequena, lançar a bola no chão com os pés, combinando um local para ser o gol. Para os muitos pequenos, os pais podem ajudar, simulando o movimento com o pezinho da criança, dando o exemplo devagar, para que eles observem como fazer.
Torça muito para que a criança consiga mirar a bola, ajudando com frases do tipo: “Isso mesmo, quase!”, “Chute a bolinha!”, “Muito bem, vai fazer um gol!”.
Bata as palmas e grite “Viva!” quando a criança conseguir equilíbrio e mira na bola!
Repita vários dias, para a criança se sentir encorajada a chutar cada vez melhor.
Com uma bola pequena, lançar a bola no chão com os pés, combinando um local para ser o gol. Ao completar 10 gols, pedir para a criança desenhar um troféu, colorir e pregar na parede do quarto.
Faça a torcida tanto quando a criança fizer um gol, quanto para você mesmo. Isso ajuda ela a entender as regras e aprender a perder. Você pode exagerar um pouco mais quando ela acertar, batendo palmas e gritando “Viva!”, mas não deixe de vibrar com sua própria vitória também.
Repita vários dias, para a criança se sentir encorajada a chutar cada vez melhor e a disputar de forma sadia. Façam uma coleção de troféus na parede do quarto, com diferentes coloridos.
Combinar as regras antes de iniciar, como:
Jogar vários dias e ao final da semana, pedir a criança para desenhar um troféu e recortar. Pregar na parede do quarto. Pode ser jogado com 2 ou mais participantes.
Um campeonato pode ser feito ao longo de toda a semana, para aumentar a emoção de quem vence.
Desenhar em folha de papel uma tabela com as seguintes colunas: nome de atletas, de times, esportes, estádios, roupas e/ou adereços esportivos. Sortear uma letra do alfabeto e todos devem escrever em cada coluna um nome que comece com a letra sorteada.
Quem preenche todas as colunas com a letra sorteada diz “adedanha” e os demais devem parar de escrever. Cada coluna vale 10 pontos, se o nome escrito foi único. Se mais de um jogador escrever o mesmo nome, cada um ganha apenas 5 pontos na coluna. A cada jogada, somem os pontos alcançados com os nomes daquela letra sorteada. Ao final da folha, somem os pontos de todas as colunas e linhas, de todas as letras sorteadas, para saber quem venceu.
Pode ser jogado com 2 ou mais participantes.
Um campeonato pode ser feito ao longo de toda a semana, para aumentar a emoção de quem vence.
Compartilhem a alegria da sua família.
Tirem fotos e enviem para a vovó, para os primos, contando estas dicas de brincadeiras.
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Se tiverem ideias de outras brincadeiras relacionadas ao futebol e à copa, contem-nos! Divirtam-se!
Você sabia que até os seis anos o cérebro humano se desenvolve mais do que em qualquer outra idade? Nesta fase da infância ocorrem o maior número de sinapses e ligações neuronais.
Grande oportunidade para explorar as brincadeiras que provoquem a utilização da inteligência, do corpo, da criatividade, da linguagem, etc.
Saber estimular as crianças em casa, no dia-a-dia não é tarefa fácil. Além da falta de tempo e habilidades, alguns pais sentem-se perdidos ou com pouca criatividade para brincar tanto com os filhos.
Confira algumas dicas por faixa etária, considerando sempre que cada criança tem seu ritmo, seu perfil individual e que as diferenças entre os filhos são naturais.
Você quais são as brincadeiras recomendadas para cada faixa etária da criança?
1 a 2 anos – a criança aprende através de sensações e adquire a consciência corporal. Brincadeiras: com músicas de roda, tecidos, bolas e água tocando o corpo. Folhear revistas velhas, rasgar e amassar papel. Indicar partes do corpo para a criança falar o nome correto.
2 a 3 anos – a criança já pode correr, a coordenação motora fina desenvolve-se. Brincar de: esconde-esconde e pular aumentam o equilíbrio. Velotrol e triciclos fortalecem as pernas. Atividades com argila, massinha e tinta. Incentivo à força na ponta dos dedos e o movimento de punhos e mãos.
3 a 4 anos – a criança está independentemente para se mover, seu controle neuromotor desenvolve-se mais ainda na coordenação motora fina com movimentos mais precisos. Expressão oral acelera-se. Brincar de: montar e empilhar blocos, objetos de casa. Desenhar formas geométricas: círculos, quadrados. Contar histórias dando nomes a animais, lugares, objetos.
4 a 5 anos – coordenação motora já permite controle preciso do corpo, com mais firmeza da mão. Brincar de: ficar na pontas dos pés. Imitacão de animais exercitando o corpo: rastejar, saltar, agachar, esticar, encolher, girar. Desenhar pessoas com cabeça, corpo, pernas. Organizar seu material de escola, brinquedinhos, peças de roupa na gaveta.
5 a 6 anos – habilidades motoras bem desenvolvidas, esquema corporal consolidado, com reflexos ágeis. Brincar de: bater bola, futebol, queimada, com arremesso cada vez mais forte. Brincar de recortar.
O maior estímulo que a criança pode receber é o da criatividade e da independência gradualmente inseridas no seu cotidiano. Rotinas saudáveis e adequadas a cada faixa etária favorecem o crescimento cognitivo, social, motor e afetivo, determinando boa parte do adolescente e do adulto que a criança será.