Desenvolvimento Sustentável é quando somos capazes de realizar o progresso, suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro.
Como Educadora Ambiental percebo que o Desenvolvimento Sustentável deve também contemplar os recursos da natureza humana e é principalmente na Infância onde encontramos esses recursos em abundância. Então, como favorecer o desenvolvimento da criança sem comprometer a sua capacidade humana nas outras fases futuras de sua vida?
Valorizar a infância é uma importante atitude de preservação da natureza humana pois essa é a fase mais fértil da vida e onde podemos oferecer o adubo necessário para que floresça uma vida próspera, cheia de vitalidade, com gosto pela atividade mental, pela realização de tarefas e capacidade de iniciativa.
A criança quando nasce já é alguém, precisamos respeitar o seu tempo e ambiente infantil para que conheça a si mesma através do brincar. A criança não será alguém somente quando crescer, ela já é um indivíduo que está em formação e que precisa conhecer e desenvolver a sua identidade humana e isso também pode ser alcançado através do brincar.
Brincar é para a criança uma meditação que ela faz sobre si mesma através da ação!
Nós, adultos, somos os responsáveis tanto pelos recursos naturais do planeta como também pelos recursos humanos de nossas crianças.
Como ajudar a preservar na infância seus recursos naturais e contribuir para que o seu desenvolvimento seja sustentável para sua vida futura?
Inspiro-me no mesmo conceito dos 5 R´s do Desenvolvimento Sustentável e como Brinquedista desenvolvi os 5 R´s de Atitudes Lúdicas que contribuem para sustentar os recursos humanos durante toda a vida.
São eles: Refletir, Recusar, Reaproveitar, Reduzir e Reciclar.
Destaco abaixo um dos aspectos das Atitudes Lúdicas Sustentáveis, mas aguarde porque vem mais por aí…
* REFLETIR sobre o tempo de qualidade que passo junto ao meu filho e se o mesmo tem sido aproveitado para aumentar o nosso vínculo de afeto;
* RECUSAR a adultização da infância: maquiagem, ostentação, consumismo ou estimular o namoro e outras atitudes que não são naturais na infância.
* REDUZIR o tempo de exposição das telas de TV ou eletrônicos. Segundo a OMS, crianças antes dos 2 anos não devem ter contato com telas e eletrônicos e de 2 a 12 anos não devem ultrapassar 2 horas por dia.
* RECICLAR as imagens observadas pela criança durante o dia e favorecer que coloque em ação através do livre brincar essas próprias imagens mentais e que ajudarão a entender tudo aquilo que sua observação foi capaz de captar e que ainda estão em fase de compreensão.
* REAPROVEITAR as observações e interesse das crianças pelos fenômenos da natureza e despertar nela o encantamento pelos elementos naturais: água, fogo, terra e ar.
Vamos então praticar os 5 R´s e ajudar a prolongar e sustentar a fase da Infância até os 12 anos! Porque ser criança é ser natural!
”Como educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.
A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.
Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”
Nesta edição pudemos explorar muitas habilidades com 3 diferentes interações:
Momento Brincar: jogos e brinquedos da Bem Família com incentivo ao inglês (trilha, memória, caça-letras, caça números)
Momento História: livro da coleção bilingue “Crianças Geniais”, sobre a infância de Santos Dumont
Momento Criativo: dobraduras e customização de aviões de papel
Tudo aconteceu no espaço – super lúdico e fofo – do Greenwich Kids, que fica na Alameda da Serra 1033 no bairro Vila da Serra em Nova Lima. As atividades foram conduzidas pela professora Tatiana Camargos, da Bem Família com muita diversão para envolver as crianças e os pais em um momento de interação cheio de desafios! O ponto alto foi a história da infância do mineiro Santos Dumont, onde ouvimos como ele foi criando a ideia de construir um avião, até chegar no sonho realidade de ter um 14 bis voando. As interações da equipe do Greenwich para incentivar o idioma inglês foram um sucesso e todos curtiram muito! Fechamos a atividade cheios de aviõezinhos voando pela sala, e cheios de ideias para a próxima edição!
Para receber as datas do próximo Club Livro Kids deixe seu e-mail aqui bitly.com/clublivro .
Você quer participou de uma campanha Crowdfunding muito especial?
A Bem Família está apoiando o Novo Céu na campanha de financiamento coletivo de livro sobre criança com paralisia cerebral, junto à Associação Educore, que chancela o livro com o selo Pedagogicamente Responsável. Além de convidar a todos para doar valores, está oferecendo prêmios de recompensas para quem doar. Em cada faixa de doação, há premiações diferentes para os doadores.
O livro “Tony e Nina – Uma história de afeto”, só será editado em gráfica se alançar a meta mínima do financiamento estipulado na plataforma digital www.infanciar.juntos.com.vc/novoceu Para doar, basta acessar e escolher a faixa de valor.
Nina é uma menina que anda com a ajuda de uma cadeira de rodas e faz tratamento médico, em função de uma paralisia cerebral. Ela conhece Antônio, o Tony, de 9 anos, e os dois logo começam uma amizade muito especial, cheia de aprendizado e descobertas. A história dessas duas crianças, que se encontraram nas suas semelhanças e diferenças, é contada pela escritora Marismar Borém e ilustrada por Leonardo Barros no livro.
Para criar a Nina, a autora se inspirou nas crianças do Novo Céu, instituição filantrópica sem fins lucrativos que há 25 anos acolhe pessoas com paralisia cerebral. A instituição queria contar essa história de uma forma alegre e envolvente e foi aí que encontrou a Educore, um grupo de autores, educadores, pais e entusiastas da infância que trabalham em prol da educação de qualidade por meio da formação moral e ética das crianças.
Quem está promovendo o projeto?
O Novo Céu, uma instituição filantrópica que abriga pessoas com disfunções neuromotoras (paralisia cerebral), fundada em 1991 e inaugurada em 12 de dezembro de 1998, concretizando o sonho do Sr. Abílio Coelho, em Contagem MG.
A Educore, uma associação que apoia autores, ilustradores e produtores para o desenvolvimento de material educacional pedagogicamente responsáveis, foi fundada em Belo Horizonte por um grupo de autores, educadores, pais e entusiastas da infância.
Como contribuir
Para colaborar com a produção do livro é só acessar a plataforma infanciar.juntos.com.vc/novoceu e escolher a melhor forma de apoio. O financiamento vai viabilizar a produção e impressão de três mil exemplares, que vão contribuir para uma educação mais cidadã de milhares de crianças. Além disso, toda a venda da obra será revertida para a manutenção da casa e melhorias na infraestrutura.
Muitos blogs e instituições se uniram à causa da Educore e do Novo Céu, para divulgar e pedir doações para todo o Brasil, como Padecendo no Paraíso da Bebel Soares e Tetê Carneiro, Beagá Mães, Revista Canguru da Ivana Moreira, Tio Flávio Cultural, Eu Curto Ser Mãe, Um Pé da Biblioteca, Clube do Piquenique, Mamãe Sortuda, Vida Divertida, Pois é Sou Mãe, Conecta Mães BH, Mãe Virtuosa.
E a Bem Família fica muito feliz de participar deste movimento em prol do bem das crianças com paralisia cerebral e apoiar uma nova obra da Educore! Doe em infanciar.juntos.com.vc/novoceu
[vc_row][vc_column][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=AkhZCCtNbiE”][/vc_column][/vc_row]
Estudos apontam que crescer cercado de livros faz bem para as pessoas. Portanto, é importante incentivar as crianças a adquirirem o gosto por livros desde cedo, em ambientes voltados para elas
Uma pesquisa recente da Universidade de Pádua, na Itália, mostra que quem leu mais livros do que os obrigatórios na escola tem maiores chances de obter uma carreira de sucesso no futuro. Para incentivar as crianças a adquirirem o gosto pela leitura é preciso introduzir, em casa, este hábito.
A designer de ambientes e psicóloga Fabiana Visacro indica que para aguçar o desejo das crianças pela busca dos livros é importante que eles estejam sempre ao seu alcance. “É importante trabalhar devidamente a sala de estudos ou uma sala de leitura exclusiva para a criança, mas também, criar laços afetivos com esse conteúdo dos livros e não há espaço físico mais significativo, do ponto de vista afetivo, dentro de casa, do que o próprio quarto da criança”, conta.
Fabiana ressalta que a prática da leitura deve ser estimulada desde muito cedo, como os livrinhos de banho para bebês, que fazem muito sucesso e ainda tornam o momento mais prazeroso. Para a profissional, é preciso entender o ambiente sempre pelo ângulo da criança e, tudo que for pensado para o local, deve estar à altura dela. “A criança precisa entender que buscar este livro numa prateleira é algo possível para ela e pode ser desejado sem medo. Aliar estas duas vivências traz resultados fantásticos, pois uma potencializa a outra: autonomia e prazer pela leitura. Os livros podem estar dispostos em prateleiras, nichos e também podem ser a cabeceira da cama da criança, o que estimula, ainda mais, a leitura antes de dormir”, indica a designer.
Ainda de acordo com Fabiana Visacro, estes livros devem ser inseridos no quarto junto com elementos significativos para a criança, como em um móvel de sua cor favorita ou expostos junto a fotos da criança com fantasias de seus personagens prediletos. “Os pais devem criar ambientes de leitura com laços afetivos para a criança e elementos que a permita se identificar ali, como cores preferidas, fotos, fantasias dependuradas, estas coisas”, enumera Fabiana.
A designer de interiores Jacqueline Ortega também acredita que inserir um espaço no quarto para a leitura ou criar uma brinquedoteca na casa pode vir a estimular o gosto da criança pela leitura, tendo livros sempre à mão.
“Se possível, colocar os livros em um mobiliário mais baixo e com desenhos convidativos, lúdicos e atrativos. Pode-se criar um espaço de leitura e explicar para a criança a importância daquele ambiente. Promover a experiência utilizando recursos como cores, mobiliários divertidos e atrativos, além de separar um cantinho aconchegante com um sofazinho ou futon confortável para boas leituras”, aconselha.
Para Jacqueline, os pais que buscam criar esses ambientes de leitura para os filhos podem planejar o espaço e dividi-lo de acordo com as tarefas que pretende realizar em cada ambiente. “Um quarto de criança, por exemplo, deve ter um local de descanso, brincadeiras, estudos e leitura. Isso pode e deve ser feito a partir de um bom projeto de interiores”, aponta a designer.
Para tornar o ambiente mais agradável e confortável para a criança e, assim, estimulá-la cada vez mais à leitura, é preciso ter mobiliários com tamanhos proporcionais à criança, como explica a empresária Maria Cristina Bahia, proprietária da Loja Villa Maria, que possui produtos exclusivos para os pequenos. “Temos estantes baixas, revisteiros, baús, mesas, todas as peças de tamanho adequado para que a criança tenha fácil acesso. São peças com cores diversas, de acordo com as que a criança mais se identifica, além dos tamanhos, que proporcionam a elas mais conforto, pois são feitas para elas”, conta.
Cristina ressalta que estas peças voltadas para as crianças podem ser colocadas em diversos ambientes da casa, como quarto, varanda, sala, sem regras, tendo apenas o propósito de agradar a criança e incentivar o gosto pela leitura. “É importante criar um ambiente lúdico, atraente, que seja gostoso de ficar e, claro, com móveis que sejam de fácil acesso para elas”, encerra.
O hábito da leitura é conquistado desde os primeiros anos da infância. Mesmo o bebê pode ter contacto com livros de banho, de plástico, manuseando e visualizando ilustrações coloridas e ouvindo o adulto contar histórias. Mais tarde, a criança pequena vai enxergando as letras até chegar a decodificá-las, quando finalmente se alfabetiza.
Quando aprende a ler, a criança abre para si um universo amplo e infinito em possibilidades. Ela pode viajar pelo mundo, pelas culturas, pela mente de outras pessoas, conhecendo as diferentes situações que ela mesma não pode viver, a partir de personagens e histórias que contam emoções, desafios, frustrações e grandes ideias através dos livros.
Ler em família é mais divertido
Os pais podem participar de várias formas, desde o exemplo que dão ao ler livros, folheando e manuseando revistas e jornais até ajudar a escolher os livros e ler junto com o filho. Cada criança e idade requerem um acompanhamento diferente, mas o fato é que, no Brasil, a cultura da leitura precisa, e muito, de um incentivo extra para criar leitores.
Tem jeito dos livros concorrerem com os eletrônicos?
Impossível, cada um tem o seu valor, a sua hora e o seu lugar. Os pais precisam entender que um não substitui o outro. Nem deve!
Ambos são necessários, cada um a seu tempo e modo, no desenvolvimento do seu filho. Os livros têm o papel de instruir, de distrair, de ocupar um lugar na vida das crianças. Formar, através de histórias, conceitos e referências que a criança vai levar consigo pelo resto da vida. O tempo e o “espaço” necessários para se dedicar à leitura de um livro é muito diferente dos dedicados a um game, a um vídeo no Youtube…Enfim, não há como dizer que as crianças de hoje podem se relacionar mais com os eletrônicos e pronto.
Até quando a cultura dos livros vai durar? As histórias animadas e os vídeos vão tomar conta?
Questão polêmica, e um tanto quanto desnecessária para os pais. Gastemos nossas energias incentivando e dedicando ao que é importante no curto e médio prazo. O longo prazo, neste caso, é longo demais. Uma discussão difícil de ser concluída. Ainda estamos em um sistema de ensino e de sociedade em que a leitura, a dissertação, a expressão escrita, são muito exigidas. O fato de você ou seu filho preferirem os meios eletrônicos, os vídeos, os áudios, não os exime de se adequarem à realidade nas escolas, nos empregos, na vida de relação.
Enquanto se conclui até quando é necessário primar tanto pelo velho livro, vamos contar e recontar nossas histórias. Não cansamos de ver resultados criativos, cognitivos, sociais e afetivos nas crianças que lêem muito. E se seu filho não tem este perfil, não compare-o. Cada um tem um ritmo, uma habilidade diferente! O importante é incentivar, sempre!
Autora: Tatiana Camargos Lamego
Professora infantil e comunicóloga
Fundadora da Bem Família
Aprender brincando com jogos educativos em espaços culturais para incentivar os bons hábitos e o desenvolvimento das crianças! Essa é a nossa proposta no Lazer Pedagógico, que oferece edições semestrais do Club Cult Kids e edições de férias do Club Livro Kids em Belo Horizonte.
Estreamos a Edição Solidária, levando crianças de instituições de acolhimento de Ribeirão das Neves, através do convite da juíza Lívia Borba, uma entusiasta da infância. Foi uma experiência incrível, observar crianças carentes radiantes e ávidas por saber mais. A infância é mesmo encantadora, repleta de riquezas que nos enche de alegria!
Com vivências diversificadas relacionadas ao estudo, saúde, cultura e arte, levamos nossos alunos para aprender brincando! Em espaços culturais inspiradores, nossa missão é desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas em ambientes diferentes da casa e da escola, de forma dinâmica e criativa. Os pais podem participar e brincar com a gente, ou apenas observar os filhos. O que vale é a disposição em oferecer ao filho uma experiência diferente, com um grupo de amiguinhos diferentes da escola ou do prédio.
O Club Cult Kids no 1o semestre teve 3 jogos educativos em espaços culturais de Belo Horizonte:
19/03 – Jogo Hábitos do Bem no Museu dos Brinquedos
16/04 – Jogo Estudar Bem no Espaço do Conhecimento
14/05 – Jogo Comer Bem no Mercado Central
Ajudamos os pais a reforçar a rotina infantil de forma lúdica e com estímulos diferentes dos pais e da escola, como: comer bem, brincar bem, ler bem, estudar bem, escrever bem, hábitos do bem. Entendemos que a vida da criança deve ser desenvolvida de maneira geral, e se há um problema em algum ponto, todos devem ser igualmente incentivados, de forma ampla e completa.
O Club Livro Kids acontecerá em junho e julho, com o mesmo formato de brincadeiras em espaços de cultura e leitura de Belo Horizonte. fiquem de olho na programação!
Inscrições para as próximas edições em: http://bemfamilia.com.br/programas/lazer-cultural/
Faixa etária: 4 a 10 anos (crianças menores sob consulta)
Datas das atividade: 3 sábados pela manhã, por semestre
Duração: 1 hora e 30 minutos
Locais: espaços culturais definidos a cada edição
Grupos: de até 10 crianças por horário
Coordenação: professora infantil Tatiana Camargos Lamego
A Bem Família organizou uma Colônia de Férias em BH super diferente!!!!! Vamos animar as férias na 2a quinzena de janeiro, com muita brincadeira e criatividade para gastar as energias dos pequenos! Com descontos em pacotes para 1 ou mais filhos!
A diversão é comandada pela professora infantil Tatiana Camargos com monitores e convidados especiais durante duas semanas, no período da tarde.
[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_button title=”Inscreva seu filho – Clique aqui” target=”_self” color=”btn-warning” icon=”” size=”wpb_regularsize” href=”http://bemfamilia.com.br/colonia-de-ferias-em-bh/”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row]
14h00 – Brinquedoteca da Traquitana
14h30 – Momento Brincar com… (Semana 1: Circo / Semana 2: Natureza)
15h30 – Lanche
15h30 – Momento Descanso: música, filmes e livros
16h30 – Momento Criatividade livre: desenho, massinha
17h00 – Saída
Local: loja Orabolinhas – Rua Raul Pompeia 111, São Pedro – Belo Horizonte – MG
Data: 18 a 22 e 25 a 29/janeiro (2a a 6a feira)
Idade: 4 a 8 anos
Horário:14h às 17h
Valores por diária com descontos em pacotes:
R$60,00 para 1 diária
R$ 55,00 3 diárias ou mais
R$ 50,00 6 diárias ou mais
R$ 45,00 12 diárias ou mais
Vamos ver e ouvir histórias muito especiais, do Movimento Pedagogicamente Responsável da Educore.
Livros:
Pare o Circo que o palhaço entortou – Fernando Santiago – postura e saúde
Pé de pipa – Ana Gabriela – superação e brincar ao ar livre
O menino que não queria dormir – Ana Gabriela
A lanterna de Pirilampos – Isabel – natureza e respeito
A Árvore de Julinha – Marismar Borém
Vídeos: com a Turma da Vila Colorê:
Cuidado com a dengue! – Saúde
Onde está o seu meio ambiente – Meio ambiente
Figurinha Premiada – Consumo Consciente
Um convite difícil de engolir – Pluralidade cultural
O chute mais forte do bairro – ética
Em um ambiente acolhedor e cheio de alegria, vamos receber cada criança com muito carinho!
Vem brincar com a gente! Essa colônia de férias é muito diferente.
[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_button title=”Inscreva seu filho – Clique aqui” target=”_self” color=”btn-warning” icon=”” size=”wpb_regularsize” href=”http://bemfamilia.com.br/colonia-de-ferias-em-bh/”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][vc_column width=”1/3″][/vc_column][/vc_row]
Nosso Club Cult Kids em 2015 passou por vários espaços culturais de Belo Horizonte, com atividades que propiciaram vivências diversas durante todo o 2015.
Com o objetivo de complementar os estudos dos livros e da sala de aula, levamos as crianças para ambientes que despertem a curiosidade e a busca de informações práticas que ampliem o repertório da criança como:
* visão de mundo
* noções de cidadania
* vivências coletivas
* contato com diferentes esferas da sua comunidade
* conhecimento da cidade onde moram
Através de brincadeiras e dinâmicas que priorizam a vontade de aprender e compartilhar o conhecimento, escolhemos temas da atualidade para abordar de uma forma construtiva e pedagogicamente orientada aos hábitos saudáveis que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, trabalhando habilidades diversas como o falar, ouvir, ler, escrever. Ao final de cada edição, orientamos os pais sobre atividades e condutas que devem ser reforçadas em casa, em função da idade e do perfil do filho, através de um relatório pedagógico.
É muito legal ver como os pais interagem e participam, e passam a ver a importância de atividades simples que são muito ricas na infância como: ir à feira, apreciar uma obra de arte, entrar em um ponto turístico da cidade, observar a natureza, usar os sentidos básicos como olfato, paladar, audição, tato e visão. Enfim, a infância é tempo de explorar a diversidade, com responsabilidade e noções das etapas a serem percorridas.
Nossa programação foi intensa! Aprendemos muitooooo!
As atividades ocorrem aos sábados de manhã, em ambientes propícios ao aprendizado através do lúdico.
2o semestre:
Arte para apreciar
Local: Museu Inimá de Paula
Gastronomia Saudável
Local: Cozinha Vitrine na Feira dos Produtores
Brincar Sustentável
Local: Parque das Mangabeiras
1o semestre:
Água, um bem precioso para a vida marinha e a vida humana
Local: Mundo das Águas
Musicalidade e sonoridade para explorar os sentidos
Local: Conservatório de Música da UFMG
Abstracionisimo, conhecendo Kandinsky de um jeito legal!
Local: CCBB – Circuito Liberdade
Fotos e resumo do 1o semestre em clique aqui
Agradecemos aos nossos parceiros, que enriqueceram nosso trabalho:
Cozinha Vitrine – www.cozinhavitrine.com.br
Sair do Casulo – www.sairdocasulo.com.br
Mais uma edição do nosso Club Cult Kids foi lançada para levar as crianças para brincar e aprender em espaços culturais de BH. O objetivo deste programa de Lazer Pedagógico é propiciar às crianças situações corriqueiras pedagogicamente orientadas, onde as habilidade cognitivas, sociais, afetivas e motoras são desenvolvidas em grupinhos de 4 a 10 anos, sob a coordenação da nossa diretora a professora infantil Tatiana Camargos Lamego.
A edição do 2o semestre está ainda mais especial, pois além de oferecer as 3 atividades temáticas em espaços culturais + avaliação pedagógica do seu filho, conta com especialistas em cada área de conhecimento: arte, gastronomia e sustentabilidade.
Esta é a proposta da Bem Família, ao convidar os pais e seus filhos para estas atividades mensais, que duram uma hora e meia. Ocorrem um sábado por mês, pela manhã, em espaços culturais de Belo Horizonte especialmente escolhidos para variar o repertório da criançada, e oferecer um momento de aprendizado totalmente diferente da escola tradicional, através de brincadeiras e dinâmicas adequadas a cada faixa etária e perfil das crianças.
Muitos pais têm questionado a eficácia do ensino padronizado nas salas de aula, onde o modelo professor-aluno desgasta o processo de aprendizagem e a construção criativa da criança. Mas ao mesmo tempo, é difícil oferecer este tipo de atividade em casa, no dia a dia, onde há poucos recursos lúdicos no ambiente dos apartamentos.
Neste contexto de muita exigência da performance escolar das crianças, é necessário oferecer um equilíbrio, através estímulos positivos para que eles cresçam gostando de aprender, de observar, de buscar as informações, de conviver com grupos diferentes, de frequentar ambientes diversos do seu dia a dia.
Nossa programação está assim:
24/outubro – sábado 9h às 10h30
Tema: Sustentabilidade para brincar
Local: Parque das Mangabeiras – BH
14/11 – sábado 10h às 11h30
Tema: Arte divertida
Local: Museu Inimá de Paula – Centro
5/12 – sábado 10h às 11h30
Tema: Gastronomia Saudável
Local: Cozinha Vitrine na Feira dos Produtores – Cidade Nova
As vagas são limitadas. Inscreva seu filho de 4 a 10 anos.
Inscrições em http://bemfamilia.com.br/club-cult-kids-inscricao/
Informações: (31)8646-3808
Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, uma data celebrada nas escolas e lembrada entre as famílias. Mas, você sabe o que se comemora?
Elas são fundamentais para nossa sobrevivência, nos dão frutos, sombra, ar fresco, oxigênio e, ainda por cima, são deslumbrantes. Desde muito cedo a gente aprende sobre a importância das árvores. Quem não se lembra da história da fotossíntese, aprendida ainda na escola? É através desse processo que conseguimos oxigênio para respirar. Nos dias de hoje, as árvores são mais importantes do que nunca. Afinal, estamos vivendo a era do aquecimento global, da intensa urbanização e do consumo desenfreado e com isso tudo acontecendo, cada vez menos vemos árvores nas ruas e podemos desfrutar de seus benefícios. O planeta requer um equilíbrio, ou seja, se gastamos recursos naturais, temos que compensar.
Na lista abaixo você vai conhecer alguns motivos, além de entender mais sobre os benefícios que a árvore nos oferece – além dos frutos, sombra e beleza visual:
É fato que não precisamos estar perto das árvores para conseguirmos respirar, mas todos esses outros benefícios a gente só consegue estando perto. E por isso, incentivamos o cuidado e o plantio das árvores.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante. Qualquer cidadão pode contribuir com um ambiente mais verde e saudável. Em Belo Horizonte, por exemplo, o programa Uma Vida, Uma Árvore, da Prefeitura, tem o objetivo de plantar uma árvore para cada criança registrada na capital. É só informar o nascimento que a PBH faz o plantio da árvore. (Mais informações: http://www.umavidaumaarvore.org/cadastro/)
Vamos sempre comemorar a natureza, as árvores e presentear nossa cidade, bairro e rua com mais verde. A gente tem mesmo que celebrar aquilo que é importante para nós.
Por Luana Ferreira – Jornalista, psicopedagoga e especialista em responsabilidade social
Diretora na empresa www.sairdocasulo.com.br