A volta às aulas é sempre um desafio para os pais, pois o ritmo de férias trazem algumas dificuldades relacionadas à rotina geral da criança: horário de dormir, alimentar, brincar e fazer os deveres de casa. Além das aulas extras e o tempo livre, é preciso pensar de forma equilibrada para encaminhar o ano das crianças.

A professora Tatiana fala à TV Canguru para auxiliar os pais neste recomeço de ano letivo.
Assista neste vídeo.

 

 

O que “exigir” da vida escolar do meu filho para garantir seu futuro?

escola_mochila_menino_bem_familiaUma pergunta ampla e que vem junto com tantas outras feitas pelos pais da geração Z e Alpha, especialmente com relação às crianças com até 10 anos:
– Meu filho está indo bem e feliz na escola?
– Suas notas estão a tom com sua capacidade?
– Ele está se desenvolvendo bem comparado a anos anteriores?
– O que meu filho precisa mesmo aprender a cada idade e ano escolar?
– Ele está estudando direito, aproveitando o tempo?
– Ir bem na escola significa tirar a nota acima da média?
– Além das notas, o que mais devo ensinar/cobrar do meu filho?
– O que a escola precisa oferecer à criança para ela se dar bem na vida e ser feliz?

Além de avaliar o presente, os pais precisam também “prever” um pouco do futuro, buscando pontos de apoio para promover um desenvolvimento pleno da criança em coerência com o jovem e o adulto que ela será. Tarefa difícil! Mas muito necessária!

Com tantas demandas, o mundo atual tem exigido não só das crianças, mas dos pais também, no sentido de se ajustarem ao “nível” exigido pela escola, pela sociedade, pela família e até mesmo pelo MEC. Muitos pais organizam a vida escolar dos filhos pensando nas provas e exames que eles farão daqui alguns anos, para seguir suas carreiras e vidas profissionais.

Ao escolher uma escola, por exemplo, os pais costumam pensar em vários pontos como a linha pedagógica, a logística/valor/localização, a proposta educacional. Decisão nem sempre fácil, diante de uma geração que preza a diversidade e a espontaneidade. A geração Z e a Alpha são bastante diferentes de seus pais, e seu futuro também o será na forma como lidarão com questões como a sua profissão, sua relação com o dinheiro, a forma de buscar o sucesso e o reconhecimento, entre outros.

Em um artigo pequeno como este limitamo-nos a deixar algumas ideias apenas, para inspirar na educação da criança:

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Estudiosa de Neuroeducação, 2017.

Realiza palestras e workshops para pais e educadores em escolas, empresas e congressos.

O tamanho do dever de casa está exagerado?

O dever de casa é muito ou pouco na escola do seu filho? Quantas páginas? Quantas questões? Quanto tempo ele passa sentado fazendo o dever? Ele faz o dever do início ao fim sem levantar? Com que idade ele já faz o dever sozinho?

O tempo que se passa fazendo o dever de casa serve para muitas coisas:

menina_pega_lapisAlgo importante é os pais apoiarem a ideia do dever de casa ao estilo da escola que escolheram. É importante que a criança tenha o aval dos pais para sentirem-se motivados, e isso gera uma atitude mais pro ativa no aluno. Não que o volume e tipo de dever de casa precisem acatados pelos pais sem qualquer questionamento. Mas, só acompanhando de perto o dia a dia do dever de casa para entender se há um exagero, um excesso de exercícios ou comandos inapropriados para o ano escolar em curso.

A idade da criança também impacta diretamente no tempo que deve dedicar-se diariamente.

Normalmente, começa-se aos 4 anos um dever na semana que dure no máximo 30 minutos em deveres com desenhos, pesquisas, escrita do nome, trabalhos com fotografias e imagens, identificação de numerais, letras, nome, recortes, revistas, referências ao alfabeto, elaboração de pequenas histórias a partir de gravuras com seqüência lógica, atividades com livros, massinha, preensão do lápis no traçado de linhas, desenhos, etc.

Os pais ou adulto que acompanham o dever de casa deve ter noção deste tempo diário que a criança vai “gastando’ e trabalhar a noção de tempo à criança, verbalizando, ocasionalmente, o horário que começou e terminou. Isso traz um senso de responsabilidade, controle e autonomia. Mais do que o tempo gasto no dever, é importante incentivar que a criança o faça com dedicação, tranquilidade, sem queixar, pois tudo isso faz gastar ainda mais tempo.

A cada idade novas questões e enunciados são inseridos para os alunos responderem, e o tempo dedicado ao dever de casa vai aumentando gradativamente. No 5o ano é comum ver alunos levando de 1 a 3 horas para fazer o dever, que já traz livros e estudos de mais de um conteúdo no mesmo dia. Além dos estudos extras antecipados para avaliações.

E uma questão interessante para os pais pensarem é “se meu filho não estivesse ocupado com o dever de casa, o que eu poderia colocar no lugar?”. Isso já responde o tipo de estímulos que a família gostaria de dar a esta criança, pensando no seu presente e no seu futuro.

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Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Estudiosa de Neuroeducação, 2017.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.

Realiza palestras e workshops para pais e educadores em escolas, empresas e congressos.

Que mãe ou pai nunca passou aperto para acompanhar os deveres de casa e estudos do seu filho?

As mães que trabalham muito, que não conseguem estudar junto com o filho, os pais que não têm tempo ou habilidade para incentivar o filho nos estudos da escola são cada vez em maior número. Estes podem sentir-se desconfortáveis ou até culpados por não acompanhar de perto o dia a dia da criança.

Os tempos mudaram e as 24 horas do dia nem sempre são planejadas de acordo com o ritmo da criança, mas muitas vezes para atender a toda uma família, cheia de peculiaridades e situações diversas: questões profissionais, financeiras, doenças, separações, conflitos, filhos especiais, dentre outras. Fazer o dever de casa junto com o filho todos os dias não é fácil. Às vezes, é impossível!

As crianças com transtornos de aprendizagem ou de comportamento são ainda mais exigentes neste sentido, demandam uma atenção mais especial para se adaptarem ao ritmo da escola, dos trabalhos e da assimilação dos conhecimentos.

Seja qual for o caso da sua família, a experiência de delegar a alguém esta parte da rotina do filho é uma opção que deve ser encarada de forma racional e simples. Quanto mais tranquilo for o processo de aprendizado da criança, mais chances ele tem de gostar de estudar, de ver a importância da escola e principalmente enxergar suas potencialidades para desenvolver-se com autonomia.

Quando os pais percebem que algo precisa ser feito para a criança ser mais feliz na vida escolar, é o momento ideal para buscar ajuda, pesquisar tendências em educação e observar ainda mais de perto o filho em questão. Cada caso é um caso, resultado da idade da criança, do contexto familiar, da escola onde estuda, do ano escolar em curso e de inúmeras outras situações da sua vida.

O mais importante é incluir o momento do estudo e do dever de casa na rotina da criança de forma que ela mesma vá percebendo que é algo importante e que a acompanhará por longos anos. A autonomia se ensina aos poucos, mas sempre com objetividade e clareza do que se espera da criança. 

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Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.

A partir dos 8/9 anos, algumas escolas já ensinam a rotina de estudos além do dever de casa, enviando uma lista de orientações sobre como organizar o horário, o ambiente, o tempo e a disciplina para estudar além de fazer o dever de casa.

No 3o, 4o e 5o ano do Fundamental, as avaliações são mais exigentes e o aluno já pode ser incentivado a estudar todo dia um pouquinho, especialmente nas épocas das provas, para não acumular dúvidas e haver coerência no processamento das informações que ele recebe na escola.

 

Combine com seu filho:

E a criança que não gosta de estudar?

Tudo que a criança demonstra no seu perfil deve ser considerado e respeitado pelos pais, mas com os devidos limites. O papel dos pais é ajudar os filhos a encontrarem o seu caminho de felicidade para serem úteis na sua família, na sua comunidade, no mundo.

O estudo é uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e deve começar na infância. Não importa a linha pedagógica e a escola que você escolheu para seu filho, ensiná-lo a valorizar o aprendizado é muito importante.

Cada criança deve ser despertada, através de seus gostos e interesses, a saber mais. Contamos com inúmeros estudos, informações sobre a infância e técnicas lúdicas para incentivar cada criança. Não desista de incentivar seu filho a esforçar-se, a buscar o conhecimento, a gostar de descobrir coisas novas!

Para mudar um hábito, o primeiro passo é reconhecer a importância dele e querer experimentar o novo!

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Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.

Como nossos filhos crescem rápido! Do primeiro chorinho até as primeiras letrinhas é um pulo! Com o desenvolvimento dos pequenos, vão surgindo novas demandas. A novidade da dinâmica escolar pede também uma nova forma de organização para que seu filho se empenhe nos estudos! Nada melhor do que um lugar apropriado para o dever de casa! A decoração pode ajudar a organizar tudo e trazer soluções práticas e cheias de charme!

foto_estudar_Fabiana_2O ideal é criar um cantinho para a criança estudar que seja silencioso, arejado, com boa iluminação, uma cadeira adequada e uma bela bancada e gavetas para apoiar os materiais. Uma dica muito valiosa: usar um projeto de marcenaria inteligente, que evolui com o desenvolvimento da criança, permite que as bancadas e as gavetas, com alturas diferentes, possam ser utilizadas de acordo com crescimento e não percam a utilidade! Outra coisa importante é que seu filho saiba onde está o material que ele vai precisar. Ajude ele a descobrir qual o melhor lugar para cada item. Geralmente, papéis ficam em pastas, objetos menores podem ficar em caixas com transparência ou gavetas com divisórias. Já os livros e os cadernos podem ficar em prateleiras acessíveis e guardados na vertical, para otimizar o espaço.

Deixe que esse o cantinho de estudos também tenha uma dose de diversão, por meio de objetos dos personagens preferidos, por exemplo. Tenha sempre em mente que esse espaço seja integrado à vida da criança e contribua para que ela se sinta bem na hora de estudar. Criar um cantinho ou adaptar o quarto do seu pequeno para isso pode ser o que ele precisa para não ter notas vermelhas! O mais importante é que a família esteja envolvida, vibre com as vitórias e apoie nas dificuldades, para que a criança não veja a hora de estudar como um castigo e sim como algo prazeroso e cheio de descobertas.

 

foto_blog_fabianaFabiana Visacro é psicóloga e designer, diretora na Fabiana Visacro Decoração Afetiva.

 

“Meu interesse por pessoas me levou a me formar em psicologia. Meu interesse
pela maneira como as pessoas vivem resultou em minha segunda graduação: o
design de interiores. Foi assim, com o olhar totalmente voltado para o
humano, que comecei a construir uma carreira baseada na qualidade de vida e
na relação das pessoas com suas moradas, ambientes de trabalhos e demais
espaços frequentados.”

A partir de agora a professora Tatiana vai escrever dicas e sugestões exclusivas sobre o dever de casa e desafios vida escolar de seu filho! Cadastre-se na newsletter do blog e receba no seu e-mail também mensalmente.

A hora do dever de casa

O dever de casa, a partir dos 5 ou 6 anos já torna-se mais frequente em muitas escolas e passa a exigir uma disciplina e ordem maiores dentro de casa.

No 1o ou 2o ano do Fundamental, as avaliações também aparecem como uma novidade e até o 5o ano, a autonomia deve ser trabalhada cada vez mais, em casa, para uma boa performance escolar.

Combine com seu filho

E os casos especiais?

É comum que os pais fiquem um pouco perdidos sobre o que cobrar de cada filho, a cada ano escolar para um bom desempenho do aluno. Além das orientações básicas que valem para todo aluno em qualquer fase escolar, há alguns cuidados que variam de acordo com o perfil do aluno, da escola onde está matriculado, da estrutura familiar e principalmente com algum transtorno de aprendizado ou do comportamento.

Se você se sente inseguro com a linha a ser seguida com um filho, não hesite em buscar ajuda com um profissional de educação que esteja preparado para auxiliar na condução de casos especiais.

Esperamos que gostem, curtam e comentem no nosso blog.

 

facebookcópia de tati_assinatura_retangular_2017Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.