Dia da Árvore: aquela antiga história da fotossíntese
Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore, uma data celebrada nas escolas e lembrada entre as famílias. Mas, você sabe o que se comemora?
Elas são fundamentais para nossa sobrevivência, nos dão frutos, sombra, ar fresco, oxigênio e, ainda por cima, são deslumbrantes. Desde muito cedo a gente aprende sobre a importância das árvores. Quem não se lembra da história da fotossíntese, aprendida ainda na escola? É através desse processo que conseguimos oxigênio para respirar. Nos dias de hoje, as árvores são mais importantes do que nunca. Afinal, estamos vivendo a era do aquecimento global, da intensa urbanização e do consumo desenfreado e com isso tudo acontecendo, cada vez menos vemos árvores nas ruas e podemos desfrutar de seus benefícios. O planeta requer um equilíbrio, ou seja, se gastamos recursos naturais, temos que compensar.
Na lista abaixo você vai conhecer alguns motivos, além de entender mais sobre os benefícios que a árvore nos oferece – além dos frutos, sombra e beleza visual:
- Em 1 ano, uma árvore adulta absorve 22 quilos de gás carbônico e produz oxigênio suficiente para 2 adultos respirarem
- As árvores melhoram a qualidade e umidade do ar
- A sombra das árvores pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C
- As árvores reduzem a poluição sonora, pois absorvem os ruídos
- Uma árvore grande e saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia
É fato que não precisamos estar perto das árvores para conseguirmos respirar, mas todos esses outros benefícios a gente só consegue estando perto. E por isso, incentivamos o cuidado e o plantio das árvores.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), é recomendável que uma cidade tenha pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante. Qualquer cidadão pode contribuir com um ambiente mais verde e saudável. Em Belo Horizonte, por exemplo, o programa Uma Vida, Uma Árvore, da Prefeitura, tem o objetivo de plantar uma árvore para cada criança registrada na capital. É só informar o nascimento que a PBH faz o plantio da árvore. (Mais informações: http://www.umavidaumaarvore.org/cadastro/)
Vamos sempre comemorar a natureza, as árvores e presentear nossa cidade, bairro e rua com mais verde. A gente tem mesmo que celebrar aquilo que é importante para nós.
Por Luana Ferreira – Jornalista, psicopedagoga e especialista em responsabilidade social
Diretora na empresa www.sairdocasulo.com.br