A partir de qual idade e quanto tempo as crianças podem ficar expostas às tecnologias virtuais? Esse um questionamento frequente dos pais.

É importante ficarmos atentos aos riscos que estes aparelhos podem trazer às crianças. Os problemas são inúmeros: alterações do sono, irritabilidade, dificuldade de aprendizado ou concentração. Até problemas mais graves, como distúrbios de ansiedade, depressão infantil e obesidade, podem ter origem no tempo excessivo que as crianças ficam conectadas.

Somente a partir dos dois anos de idade a criança deve ser inserida a essas tecnologias. Existem diversos aplicativos com jogos e vídeos educativos de fácil acesso para os pequenos, mas não há comprovação que esse tipo de método seja positivo no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Se seu filho tem menos de dois anos e adora o mundo digital procure não deixá-lo mais que trinta minutos conectado.

Já para as crianças maiores e adolescentes, o uso da tecnologia está inserido nas atividades escolares e por isso, inevitavelmente, eles ficam um tempo significativo conectadas. O ideal é que exista um equilíbrio entre o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos e as atividades ao ar livre, tais como leituras, esportes, brincadeiras e passeios em parques e praças.

Cuidado para que os gadgets (aparelhos mecânicos/eletrônicos) não sejam as babás de seus filhos! A inserção no mundo virtual está cada vez mais precoce e é inerente à atualidade. O ideal é que as crianças não fiquem mais que 2 horas ligadas ao universo digital, seja através de tablets, smartphones, televisão, computadores e outros aparelhos similares. Precisamos ficar atentos ao comportamento, à capacidade de concentração e às interações sociais de nossos filhos.

E se apresentarem algum sinal de problema, qualquer que seja a idade, o pediatra deve ser consultado!

04c4d1_1a0388192b6f4ce9b114dde19938cd9c-mv2
Marina Arantes, Pediatra da Primeiros Passos Clínica Pediátrica.


A querida decoradora Fabiana Visacro mostra o quarto da própria filha, e como transformou um cantinho aconchegante em ambiente de leitura e brincadeiras para a pequena.

A partir de agora teremos muitos vídeos da Fabiana, mostrando que a Decoração Afetiva vem para ajudar o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças. Acompanhem nosso blog para pegar dicas exclusivas!

foto_blog_fabiana
Fabiana Visacro é psicóloga e designer, diretora na Fabiana Visacro Decoração Afetiva.

“Meu interesse por pessoas me levou a me formar em psicologia. Meu interesse
pela maneira como as pessoas vivem resultou em minha segunda graduação: o
design de interiores. Foi assim, com o olhar totalmente voltado para o
humano, que comecei a construir uma carreira baseada na qualidade de vida e
na relação das pessoas com suas moradas, ambientes de trabalhos e demais
espaços frequentados.”

A partir dos 8/9 anos, algumas escolas já ensinam a rotina de estudos além do dever de casa, enviando uma lista de orientações sobre como organizar o horário, o ambiente, o tempo e a disciplina para estudar além de fazer o dever de casa.

No 3o, 4o e 5o ano do Fundamental, as avaliações são mais exigentes e o aluno já pode ser incentivado a estudar todo dia um pouquinho, especialmente nas épocas das provas, para não acumular dúvidas e haver coerência no processamento das informações que ele recebe na escola.

 

Combine com seu filho:

E a criança que não gosta de estudar?

Tudo que a criança demonstra no seu perfil deve ser considerado e respeitado pelos pais, mas com os devidos limites. O papel dos pais é ajudar os filhos a encontrarem o seu caminho de felicidade para serem úteis na sua família, na sua comunidade, no mundo.

O estudo é uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e deve começar na infância. Não importa a linha pedagógica e a escola que você escolheu para seu filho, ensiná-lo a valorizar o aprendizado é muito importante.

Cada criança deve ser despertada, através de seus gostos e interesses, a saber mais. Contamos com inúmeros estudos, informações sobre a infância e técnicas lúdicas para incentivar cada criança. Não desista de incentivar seu filho a esforçar-se, a buscar o conhecimento, a gostar de descobrir coisas novas!

Para mudar um hábito, o primeiro passo é reconhecer a importância dele e querer experimentar o novo!

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

 

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.

A partir de agora a professora Tatiana vai escrever dicas e sugestões exclusivas sobre o dever de casa e desafios vida escolar de seu filho! Cadastre-se na newsletter do blog e receba no seu e-mail também mensalmente.

A hora do dever de casa

O dever de casa, a partir dos 5 ou 6 anos já torna-se mais frequente em muitas escolas e passa a exigir uma disciplina e ordem maiores dentro de casa.

No 1o ou 2o ano do Fundamental, as avaliações também aparecem como uma novidade e até o 5o ano, a autonomia deve ser trabalhada cada vez mais, em casa, para uma boa performance escolar.

Combine com seu filho

E os casos especiais?

É comum que os pais fiquem um pouco perdidos sobre o que cobrar de cada filho, a cada ano escolar para um bom desempenho do aluno. Além das orientações básicas que valem para todo aluno em qualquer fase escolar, há alguns cuidados que variam de acordo com o perfil do aluno, da escola onde está matriculado, da estrutura familiar e principalmente com algum transtorno de aprendizado ou do comportamento.

Se você se sente inseguro com a linha a ser seguida com um filho, não hesite em buscar ajuda com um profissional de educação que esteja preparado para auxiliar na condução de casos especiais.

Esperamos que gostem, curtam e comentem no nosso blog.

 

facebookcópia de tati_assinatura_retangular_2017Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.

Quando falamos de desenvolvimento infantil, estamos nos referindo ao cognitivo, ao social, ao afetivo, e isso envolve muitas áreas e aspectos: neurologia e coordenação motora, saúde, crescimento físico, amadurecimento emocional, assimilação de conhecimentos, ritmo escolar e muitos outros.

O universo infantil é um infinito em possibilidades. Há muito o que fazer e esperar de um bebê quando ele nasce. A escola, de um lado, a família, de outro, todos querem o bem da criança. Mas o que mesmo este ser será quando crescer? Como lidar com as inúmeras interferências externas como a mídia, os amiguinhos, a sociedade. E também considerar o perfil individual daquele serzinho que nasceu, com suas tendências e gostos que ninguém explica de onde vem?

Muitos pais nos perguntam: Qual o limite do meu filho e até onde devo incentivar o seu desenvolvimento?

Cada especialista, de acordo com a sua formação, vai defender a sua visão e sugerir os estímulos relacionados à sua atuação profissional, dentre as várias áreas áreas de conhecimento ligadas à infância: pediatria, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, neuropediatria, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, psiquiatria, psicomotricidade etc. E os pais, leigos, ficam a mercê da opinião ou da tendência do momento.

Missão difícil a de educar nos tempos modernos. Parece que o que era simples e básico agora ficou complexo e quase sem solução. As queixas dos pais são muitas: meninos sem limites, birras constantes, rebeldia antes mesmo da adolescência, agitação e falta de concentração, excesso de compromissos e falta de tempo, escola apertada e muitas linhas diferentes em educação. E nós queremos ajudar cada pais a encontrar a sua resposta.

Há uma resposta que vale para todos os pais: não há regras, crie a regra ideal para a sua família.

Deixamos aqui algumas frases que nos animam e esperamos animar vocês queridos papais e mamães a encontrar uma luz e uma orientação na sua linda missão de educar seus filhos.

frases_pensadores

A Bem Família já é bem conhecida por sua programação educativa original e criativa. Ao longo dos 5 anos de existência, vem trazendo cursos para auxiliar os pais nas rotinas da criança e o DEVER DE CASA é um que mereceu um programa SEMESTRAL inteirinho dedicado às habilidades de ler, escrever, estudar e acima de tudo, ter AUTONOMIA para aprender.

“Ajudamos os pais a criarem uma rotina equilibrada em todos os sentidos, e a escola é uma das partes do dia a dia da criança. Não incentivamos o modelo tradicional de aula particular, que trata o aprendizado como uma obrigação para alcançar notas boas, pois consideramos a conquista de hábitos algo gradual, que exige tempo e dedicação”, diz Tatiana Camargos Lamego. A diretora fundou a Bem Família para orientar os pais a estimularem os filhos de forma lúdica, gradual, adequada ao perfil de cada filho e sintonizado com a estrutura familiar e a escola que a criança frequenta. Todos os cursos têm uma duração definida justamente para primar pela AUTONOMIA, em vez da dependência do aluno com o tutor que o assessora por 3 ou 6 meses. “Não há um aluno igual ao outro, e sabemos que gostar de estudar é uma conquista para a vida toda”, completa a professora.

Em 2017, os grupos funcionarão em condomínios e prédios de Belo Horizonte com exclusividade para os seguintes bairros:
???? Belvedere/Vila da Serra/Vale dos Cristais/Buritis e região
???? São Bento/Santa Lúcia/Cidade Jardim/Luxemburgo/Santo Antônio e região
???? Lourdes/Santo Agostinho/Gutierrez e região
????Funcionários, Serra, Mangabeiras e região
(vagas limitadas /demais regiões sob consulta)

Curso de Orientação Escolar em Condomínios e Prédios
????Jogos e aulas para seu filho aprender feliz com autonomia!
????1o ao 5o ano do Fundamental 1 ( outras idades sob consulta)

Crie seu grupo de vizinhos ou colegas na sua casa:
???? Início das aulas em 6/02
???? De 2 a 4 alunos por grupo

Para pacotes exclusivos, marque uma reunião no seu prédio com um grupo de interessadas. Vamos apresentar nosso trabalho e ouvir as necessidades do seu grupo para oferecer um formato para vocês!

Os cursos já funcionam há quase 5 anos no modelo individual e em duplas, e agora ampliou para pequenos grupos mesclando também idades e faixas escolares. Cada família é avaliada para entrar no grupo, criteriosamente formado. Com jogos de tabuleiro, quadros de incentivo, metas e desafios criados de forma individualizada para cada aluno, a Bem Família já atendeu mais de 200 famílias em diversos programas como o Curso Ler Bem, Curso Rotina Infantil, Club Livro Kids, Colônia de Férias, workshops e cursos via skype para todo o Brasil.

Nos 5 anos da Bem Família estamos cheios de novidades!
Informações: contato@bemfamilia.com.br
(31) 98646-3808 (diretora prof.Tatiana)
Inscrições: bit.ly/cursobemfamilia

 

Aprender brincando com jogos educativos em espaços culturais para incentivar os bons hábitos e o desenvolvimento das crianças! Essa é a nossa proposta no Lazer Pedagógico, que oferece edições semestrais do Club Cult Kids e edições de férias do Club Livro Kids em Belo Horizonte.

edicao_solidaria_club_cult

Estreamos a Edição Solidária, levando crianças de instituições de acolhimento de Ribeirão das Neves, através do convite da juíza Lívia Borba, uma entusiasta da infância. Foi uma experiência incrível, observar crianças carentes radiantes e ávidas por saber mais. A infância é mesmo encantadora, repleta de riquezas que nos enche de alegria!

 

Com vivências diversificadas relacionadas ao estudo, saúde, cultura e arte, levamos nossos alunos para aprender brincando! Em espaços culturais inspiradores, nossa missão é desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas em ambientes diferentes da casa e da escola, de forma dinâmica e criativa. Os pais podem participar e brincar com a gente, ou apenas observar os filhos. O que vale é a disposição em oferecer ao filho uma experiência diferente, com um grupo de amiguinhos diferentes da escola ou do prédio.

 

Club Cult Kids no 1o semestre teve 3 jogos educativos em espaços culturais de Belo Horizonte:

19/03 – Jogo Hábitos do Bem no Museu dos Brinquedos

Lazer Pedagógico - Museu dos Brinquedos BH

 

16/04 – Jogo Estudar Bem no Espaço do Conhecimento

 

14/05 – Jogo Comer Bem no Mercado Central

 

Ajudamos os pais a reforçar a rotina infantil de forma lúdica e com estímulos diferentes dos pais e da escola, como: comer bem, brincar bem, ler bem, estudar bem, escrever bem, hábitos do bem. Entendemos que a vida da criança deve ser desenvolvida de maneira geral, e se há um problema em algum ponto, todos devem ser igualmente incentivados, de forma ampla e completa.

O Club Livro Kids acontecerá em junho e julho, com o mesmo formato de brincadeiras em espaços de cultura e leitura de Belo Horizonte. fiquem de olho na programação!

 

Inscrições para as próximas edições em: http://bemfamilia.com.br/programas/lazer-cultural/ 

Faixa etária: 4 a 10 anos (crianças menores sob consulta)

Datas das atividade: 3 sábados pela manhã, por semestre

Duração: 1 hora e 30 minutos

Locais: espaços culturais definidos a cada edição

Grupos: de até 10 crianças por horário

Coordenação: professora infantil Tatiana Camargos Lamego

 

 

Você já pensou em envolver as crianças no combate à Dengue de forma divertida e responsável?

Está difícil explicar para as crianças a diferença da Dengua, Zika e Febre Chikungunya? Eles já confundem a vacina da gripe com o efeito do repelente, em meio a tantas doenças e pedidos de permanente estado de alerta. Então precisamos achar novas formas de ensiná-las a se cuidarem.

aedes_egypt_educore

Que tal assistir a um vídeo e baixar um ebook para esclarecer para seus filhos e toda a família sobre estas doenças e incentivar a prevenção em casa?

A Turminha da Vila Colorê, um desenho animado muito fofo, que envolve os pequenos na batalha contra o mosquito Aedes Aegypti e mostra como eles podem colaborar nessa guerra. Traz formas acessíveis de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika.

Assista ao desenho e baixe o ebook . O conhecimento é a sua melhor arma.

Somos apoiadores desta iniciativa da EDUCORE, uma associação sem fins lucrativos, criada por educadores, pais e entusiastas da infância, que se uniram para fazer a sua parte em prol da educação infantil. É o vídeo “Um Pequeno Grande Inimigo Da Saúde”, que usamos na nossa colônia de férias no último janeiro.

A Educore trabalha para criar, produzir, promover e disseminar conteúdos infantis de comprovada qualidade, com mensagens alegres e positivas, que visam à formação moral e ética das crianças, além de fornecer-lhes conhecimentos gerais valiosos e indispensáveis para suas vidas.

Assistir o desenho e baixar o ebook gratuitamente http://www.educore.org.br/#!aedesaegypti/j2ng5

educore_dengue_bh_zika_bem_familia-infancia

Nossa missão é auxiliar os pais a organizar a rotina dos filhos para o pleno desenvolvimento até os 10 anos. 

Além dos cursos em domicílio e atividades de lazer pedagógico já realizadas há alguns anos, a Bem Família traz uma novidade em 2016: cursos on-line para pais, em formato de palestras e bate-papo com nossa professora infantil Tatiana.

A primeira palestra on-line “Como conciliar a rotina escolar com a vida de criança” pode assinada por pais de todo o Brasil, e os filhos ganham um material educativo pelo correio – um quadro de incentivo de organização dos horários. Todo material vai com instrução de uso, sugestões e dicas da professora Tatiana.

 

palestra_online_bem_familia_rotina_escolar_abril

A professora Tatiana nos bastidores da palestra on-line

Em março, tivemos a modalidade bate-papo on-line com cada mãe e pai, participantes da promoção Hábitos do Bem. Os hábitos abordados foram o comer, dormir, brincar, aprender e ter tempo livre. Também com o envio de um quadro de incentivo cheio de sugestões e orientações na casa da criança.

Por que cursos on-line?
Sempre participamos de eventos, feiras e reuniões em escolas, convidados a contribuir com nossa visão sobre a infância. Então chegou a hora de disponibilizar este conteúdo para vocês, pais e mães que já nos acompanham em diversas atividades, que nos seguem, que são nossos fãs e querem sempre aprender algo novo. Com a comodidade de assistir de casa, com mais flexibilidade de horários. E os pais de todo o Brasil podem acompanhar nosso trabalho e participar de mais atividades ao longo do ano.

Qual o principal assunto tratado nos cursos para pais?
A organização dos hábitos para um desenvolvimento sadio e equilibrado da criança de 2 a 10 anos, visando desenvolver suas habilidades para um bom crescimento. A importância da rotina como referência para a criança também é um tema central de nossas orientações para os pais.

Como vamos abordar os problemas da infância em nossos cursos?
Teremos vários temas sendo abordados de maneiras diferentes, todos relacionados ao hábitos do aprender, brincar, comer, dormir e ter tempo livre. Vamos apresentar estudos, pesquisas e tendências do desenvolvimento infantil. Levaremos também dicas e orientações relacionadas ao dia a dia do seu filho, em uma linguagem fácil e acessível para os pais que não são da área da educação.

Como sei se os cursos vão me ajudar com o meu filho?
Toda criança precisa de hábitos em equilíbrio para um bom desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo. Até os 3 anos a criança está em plena atividade cerebral, antes mesmo da fase da alfabetização. Para uma boa transição de fase a fase, ela precisa ser incentivada em diferentes habilidades como: gostar de histórias, de desenhar, de ouvir, falar, conviver, movimentar-se, criar e até mesmo descobrir sua autonomia. Se tudo isso está em dia e ainda assim a criança apresenta dificuldades, os pais precisam de ajuda extra. Queremos inspirar mães e pais a novas ideias e formas de organizar a rotina dos filhos.

Os cursos são lançados em nosso site, redes sociais e divulgados através de nossos e-mails. Para ficar sabendo, cadastre-se em nossa “newsletter” no site.

Para assinar a palestra on-line, envie um e-mail para contato@bemfamilia.com.br com o assunto “Assinar palestra de lançamento”.

Assine enviando e-mail para contato@bemfamilia.com.br

Assine enviando e-mail para contato@bemfamilia.com.br

 

 

 

Os Cursos em Domicílio são realizados durante todo o ano na sua casa em Belo Horizonte.

A cada mês um curso terá um desconto diferente! Fique de olho em nossas divulgações! 

 

Inscrições: cadastre seus dados aqui Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso em Domicílio” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.

Fevereiro – Hábitos do Bem
Março – Estudar Bem
Abril – Escrever Bem e Estudar Bem
Maio – Comer Bem
Junho – Ler Bem
Julho – Brincar Bem

curso_estudar_bem_abril_promocao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para crianças de 2 a 10 anos, orientados de acordo com o perfil e faixa etária, os cursos são realizados na sua casa, com 4 sessões de uma hora e meia por semana durante um mês com a criança, pela professora infantil Tatiana Camargos.

O material lúdico desenvolvido para cada curso é entregue ao aluno para uso durante o ano, após a conclusão do curso.

Orientações e tarefas são passadas aos pais durante o curso, para intensificar os novos hábitos.

Um mesmo curso pode ser feito por irmãos ao mesmo tempo – com desconto! Crianças participantes do Club Cult Kids e pais dos cursos on-line também têm condições ainda mais especiais! Consultem-nos!

Inscrições: cadastre seus dados aqui Formulário de Inscrição e escreva “Quero Desconto no Curso em Domicílio” no campo assunto. Vamos te contactar para passar a proposta ideal para seu filho.