A volta às aulas é sempre um desafio para os pais, pois o ritmo de férias trazem algumas dificuldades relacionadas à rotina geral da criança: horário de dormir, alimentar, brincar e fazer os deveres de casa. Além das aulas extras e o tempo livre, é preciso pensar de forma equilibrada para encaminhar o ano das crianças.

A professora Tatiana fala à TV Canguru para auxiliar os pais neste recomeço de ano letivo.
Assista neste vídeo.

 

 

O que “exigir” da vida escolar do meu filho para garantir seu futuro?

escola_mochila_menino_bem_familiaUma pergunta ampla e que vem junto com tantas outras feitas pelos pais da geração Z e Alpha, especialmente com relação às crianças com até 10 anos:
– Meu filho está indo bem e feliz na escola?
– Suas notas estão a tom com sua capacidade?
– Ele está se desenvolvendo bem comparado a anos anteriores?
– O que meu filho precisa mesmo aprender a cada idade e ano escolar?
– Ele está estudando direito, aproveitando o tempo?
– Ir bem na escola significa tirar a nota acima da média?
– Além das notas, o que mais devo ensinar/cobrar do meu filho?
– O que a escola precisa oferecer à criança para ela se dar bem na vida e ser feliz?

Além de avaliar o presente, os pais precisam também “prever” um pouco do futuro, buscando pontos de apoio para promover um desenvolvimento pleno da criança em coerência com o jovem e o adulto que ela será. Tarefa difícil! Mas muito necessária!

Com tantas demandas, o mundo atual tem exigido não só das crianças, mas dos pais também, no sentido de se ajustarem ao “nível” exigido pela escola, pela sociedade, pela família e até mesmo pelo MEC. Muitos pais organizam a vida escolar dos filhos pensando nas provas e exames que eles farão daqui alguns anos, para seguir suas carreiras e vidas profissionais.

Ao escolher uma escola, por exemplo, os pais costumam pensar em vários pontos como a linha pedagógica, a logística/valor/localização, a proposta educacional. Decisão nem sempre fácil, diante de uma geração que preza a diversidade e a espontaneidade. A geração Z e a Alpha são bastante diferentes de seus pais, e seu futuro também o será na forma como lidarão com questões como a sua profissão, sua relação com o dinheiro, a forma de buscar o sucesso e o reconhecimento, entre outros.

Em um artigo pequeno como este limitamo-nos a deixar algumas ideias apenas, para inspirar na educação da criança:

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Estudiosa de Neuroeducação, 2017.

Realiza palestras e workshops para pais e educadores em escolas, empresas e congressos.

O tamanho do dever de casa está exagerado?

O dever de casa é muito ou pouco na escola do seu filho? Quantas páginas? Quantas questões? Quanto tempo ele passa sentado fazendo o dever? Ele faz o dever do início ao fim sem levantar? Com que idade ele já faz o dever sozinho?

O tempo que se passa fazendo o dever de casa serve para muitas coisas:

menina_pega_lapisAlgo importante é os pais apoiarem a ideia do dever de casa ao estilo da escola que escolheram. É importante que a criança tenha o aval dos pais para sentirem-se motivados, e isso gera uma atitude mais pro ativa no aluno. Não que o volume e tipo de dever de casa precisem acatados pelos pais sem qualquer questionamento. Mas, só acompanhando de perto o dia a dia do dever de casa para entender se há um exagero, um excesso de exercícios ou comandos inapropriados para o ano escolar em curso.

A idade da criança também impacta diretamente no tempo que deve dedicar-se diariamente.

Normalmente, começa-se aos 4 anos um dever na semana que dure no máximo 30 minutos em deveres com desenhos, pesquisas, escrita do nome, trabalhos com fotografias e imagens, identificação de numerais, letras, nome, recortes, revistas, referências ao alfabeto, elaboração de pequenas histórias a partir de gravuras com seqüência lógica, atividades com livros, massinha, preensão do lápis no traçado de linhas, desenhos, etc.

Os pais ou adulto que acompanham o dever de casa deve ter noção deste tempo diário que a criança vai “gastando’ e trabalhar a noção de tempo à criança, verbalizando, ocasionalmente, o horário que começou e terminou. Isso traz um senso de responsabilidade, controle e autonomia. Mais do que o tempo gasto no dever, é importante incentivar que a criança o faça com dedicação, tranquilidade, sem queixar, pois tudo isso faz gastar ainda mais tempo.

A cada idade novas questões e enunciados são inseridos para os alunos responderem, e o tempo dedicado ao dever de casa vai aumentando gradativamente. No 5o ano é comum ver alunos levando de 1 a 3 horas para fazer o dever, que já traz livros e estudos de mais de um conteúdo no mesmo dia. Além dos estudos extras antecipados para avaliações.

E uma questão interessante para os pais pensarem é “se meu filho não estivesse ocupado com o dever de casa, o que eu poderia colocar no lugar?”. Isso já responde o tipo de estímulos que a família gostaria de dar a esta criança, pensando no seu presente e no seu futuro.

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

 

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Estudiosa de Neuroeducação, 2017.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.

Realiza palestras e workshops para pais e educadores em escolas, empresas e congressos.