Estudar é diferente de fazer o dever de casa?
A partir dos 8/9 anos, algumas escolas já ensinam a rotina de estudos além do dever de casa, enviando uma lista de orientações sobre como organizar o horário, o ambiente, o tempo e a disciplina para estudar além de fazer o dever de casa.
No 3o, 4o e 5o ano do Fundamental, as avaliações são mais exigentes e o aluno já pode ser incentivado a estudar todo dia um pouquinho, especialmente nas épocas das provas, para não acumular dúvidas e haver coerência no processamento das informações que ele recebe na escola.
Combine com seu filho:
- Para criar o hábito dos estudos extras é importante que o hábito do dever de casa já esteja bem encaminhado com a criança: horário, local, disposição e organização geral da rotina da criança. Ajude seu filho!
- Para uma boa assimilação do conteúdo, a criança precisa estar se sentindo bem: sem fome, sem sede, sem agitação, sem aflição, sem raiva, sem medo. O fator psicológico impacta diretamente na performance escolar.
- Estude junto com ele algumas vezes no início e depois vá orientando que ele estude sozinho. Autonomia se conquista aos poucos!
- Mostre o calendário de provas da temporada e dividam o estudo de cada matéria em espaços de tempo ao longo das semanas, para não deixar nada para a última hora. Ser organizado é muito bom!
- Mostre técnicas diferentes de estudo: leitura em voz alta, leitura em voz baixa, grifos, resumos, exercícios de fixação. A criança precisa de exemplos!
- Brincar de estudar também pode dar certo para algumas crianças: dando aula para bonecos ou para alunos invisíveis, ler em voz alta como se estivesse apresentando um telejornal, fazendo um esquema em uma lousa… Invente a forma que agrade e até divirta seu filho!
E a criança que não gosta de estudar?
Tudo que a criança demonstra no seu perfil deve ser considerado e respeitado pelos pais, mas com os devidos limites. O papel dos pais é ajudar os filhos a encontrarem o seu caminho de felicidade para serem úteis na sua família, na sua comunidade, no mundo.
O estudo é uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e deve começar na infância. Não importa a linha pedagógica e a escola que você escolheu para seu filho, ensiná-lo a valorizar o aprendizado é muito importante.
Cada criança deve ser despertada, através de seus gostos e interesses, a saber mais. Contamos com inúmeros estudos, informações sobre a infância e técnicas lúdicas para incentivar cada criança. Não desista de incentivar seu filho a esforçar-se, a buscar o conhecimento, a gostar de descobrir coisas novas!
Para mudar um hábito, o primeiro passo é reconhecer a importância dele e querer experimentar o novo!
Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na Bem Família desde 2012.
Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.