Famílias canadenses incentivam alimentação e hábitos saudáveis
Estive em Montreal, Canadá, de férias por 15 dias e pude aprender muitas coisas naquele país. Algumas no que diz respeito à alimentação, outras sobre o uso do espaço público, outras sobre hábitos saudáveis. Esse post tem como objetivo trazer um pouco da realidade que vi lá para que os pais do Brasil possam refletir e depois mudar hábitos que estejam ao seu alcance.
Historicamente, os canadenses têm preocupações com saúde e bem-estar. Foi lá que surgiu um dos maiores eventos relacionados a hábitos saudáveis do mundo: O Dia do Desafio, que foi criado em 1983, e é realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio. Vem sendo difundido amplamente e é uma competição mundial para promover a prática de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, em uma disputa entre Cidades do mundo inteiro por uma maior mobilização da comunidade em torno de hábitos saudáveis.
Hábitos saudáveis para a vida toda
Montreal é uma cidade plana. Sua topografia permite que toda a cidade tenha ciclovias. As bicicletas realmente são um meio de transporte importante e utilizado. Não é como em Belo Horizonte ou em São Paulo em que há ciclovias, mas que as pessoas não consideram isso como um meio de transporte regular.
Ao final da tarde, se inicia um movimento incrível! Crianças de todas as cidades, circulando com suas pequenas bicicletas, seguidas por seus pais. As crianças vão e voltam para a escola de bicicleta! Alimentação saudável e hábitos alimentares saudáveis são uma excelente combinação para uma vida adulta com mais saúde.
Alimentação saudável com as crianças
Como é sabido o Canadá é um país frio, muito frio. Na cidade de Montreal, as temperaturas chegam a incríveis 10, 15 graus negativos. Todo esse frio, reforça nas pessoas a vontade de querer aproveitar ao máximo o sol, o ar livre, quando a primavera chega. Vi incontáveis piqueniques com famílias inteiras, ao final da tarde ou começo da manhã, mesmo durante a semana nas praças e parques daquela cidade.
Observei que além de quererem aproveitar o sol, o ar livre, a cidade, há uma preocupação com os alimentos que se levam para essas ocasiões. Em quase todas as cestas que observei, vi alimentos saudáveis como frutas, pães, geléias e sucos naturais. Quase não vi mães servindo chocolates, batatas chips e refrigerantes aos seus filhos.
Essa mesma tendência eu acabei percebendo tamém em alguns cafés e restaurantes, como por exemplo os cafés dentro do Biodome, Insetário, Planetário e Jardim Botânico de Montreal. Lá, não se vende refrigerante! As opções para beber que se tem lá são água, suco, chá e café. Observei também que, em alguns restaurantes, o preço dos refrigerantes era quase 2 vezes o preço dos sucos: uma tentativa de se incentivar a compra das outras bebidas.
Obesidade Infantil
Vi poucos obesos por lá. Talvez menos do que em Belo Horizonte. Ao chegar no Brasil fui pesquisar as diferenças de taxa de obesidade infantil no Canadá, Estados Unidos e o resto do mundo. 31% da população americana acima de 15 anos tem Índice de Massa Corporal acima de 30. No Canadá esse número cai para 14% apenas. Na Itália são apenas 9%.
Panorama geral do sobrepeso no Brasil
Algumas fotos das pessoas usando os espaços públicos em Montreal e alimentando-se de forma saudável
Texto escrito por Bruno Camargos, Editor do Blog Notas de Sabor