A importância da rotina na infância

Muito se fala da rotina como algo pejorativo, negativo, chato e até desnecessário.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e lotadas de compromissos, demandas, imprevistos e urgências, que tornam a agenda e a rotina de horários essenciais para viabilizar o dia-a-dia.

bem_familia_rotina_infantil_quadro_de tarefas_crianca_bh

 

 

 

Os tempos atuais pedem pessoas eficazes, eficientes e com a sensibilidade aguçada para equilibrar a dureza do excesso de tarefas com a beleza que cada uma delas deve ter na nossa vida.

E as crianças? Estão lotadas de atividades também?

Sim, chegamos a um ponto que parece estranho se uma criança de 5 anos já não está matriculada no esporte, no idioma, nas artes e por aí vai…

Como sua família lida com a famosa rotina? Segue à risca, não liga para isso ou depende do dia?

A criança, independente de sua idade ou perfil, precisa de um mínimo de rotina, o que definimos como regras e limites a serem praticados no dia a dia para um melhor aproveitamento do tempo e do potencial sócio afetivo da criança.

 

 

Rotina é para ajudar a alcançar as nossas metas, os nossos desafios, os nossos sonhos!

Rotina é para enriquecer, para tornar mais fácil, mais prazeroso um determinado período da vida em que estamos lutando por algo.

Na infância, estamos lutando por várias coisas ao mesmo tempo, na construção dos valores, do aprendizado e das referências do filho.

 

Ou seja, é tempo de uma boa rotina!

 

bem_familia_rotina_infantil_quadro_de tarefas_crianca_bh_3

bem_familia_rotina_infantil_quadro_de tarefas_crianca_bh_4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por exemplo, têm pais que sonham que o filho ame a leitura, mas não colocam na rotina o horário da leitura – e a TV está ligada todo santo dia no mesmo horário. Outros pais, querem que o filho seja mais livre e espontâneo, mas não deixam o menino andar descalço porque vai sujar o pé. Muitas mães lutam para o filho ser mais educado na casa das visitas, mas em casa deixam a criança fazer de tudo sem limites.

Papais e mamães, caprichem a dose na hora de estabelecer sua rotina com os filhos, pois o que se aprende na infância, fica para o resto da vida!