Ludoteste: você tem atitude lúdica com seus filhos?

Oba! Tem novidade no ar! A brinquedista Luciana é daquelas pessoas animadas com a infância! E vai nos dar dicas para favorecer a rotina familiar com mais ludicidade para contribuir para as memórias brincantes dos filhos. Ela é mãe da Stela (10 anos) e da Thaís (8 anos) e tem muita experiencia com crianças em diversos ambientes!

 

 

Aproveite ainda mais a sua Brinquedoteca em casa, otimizando os espaços e brinquedos e colocando mais ludicidade na sua rotina com seus filhos e o melhor de tudo, bem pertinho de você e que vai te encher os olhos e o coração por saber que está permitindo aos seus filhos um ambiente favorável ao natural desenvolvimento de sua infância!

Segundo a ABBri – Associação Brasileira de Briquedotecas – a brinquedoteca é o espaço destinado a favorecer às crianças e aos seus acompanhantes brincar de forma livre e espontânea, mediados por recursos lúdicos e diversificados. Diferencia-se do espaço da aprendizagem escolar e das atividades de recreação dirigidas ou de artesanato.

A nossa casa é um reflexo de nossas concepções. Qual é a sua concepção de infância? E como você acolhe essa concepção em sua casa?

Como educadora, brinquedista e mãe de duas crianças, uma de 8 e outra de 10 anos, tenho concebido a infância como o ambiente onde a criança irá se desenvolver e conhecer suas múltiplas potencialidades e que irão acompanhá-las por toda sua vida e onde o brincar é um direito da criança e deve ocorrer em vários contextos e um deles é na nossa casa!

Tendo em vista as diferentes realidades de moradia, prefiro usar o termo Atitude Lúdica no lugar de Espaço Lúdico pois podemos morar em uma casa grande que não acolhe o brincar ou em uma casa pequena que tem um grande acolhimento lúdico, ou vice e versa.

Sendo assim, gostaria de oferecer neste artigo não somente dicas de como montar uma brinquedoteca em sua casa, mas uma pausa para reflexão sobre como anda a sua “Atitude Lúdica” em sua casa com seus filhos.

Então, bora brincar?

LUDOTESTE:

Avalie de 0 a 10 como está a ludicidade na sua casa:

(  ) Considero o ambiente de minha casa favorável ao acolhimento do Direito de Brincar.

(  ) Permito que meu filho tenha acesso aos objetos descontruídos mas que lhe trazem muita ludicidade e brincadeiras. Exemplo: panelas, caixas de papelão, vasilhas plásticas, dentre outros objetos domésticos e seguros para a sua idade.

(  ) Favoreço o brincar com a água em minha casa de forma segura? Na banheira, pia, tanque ou vasilhas com água?

(  ) Como está o tempo que meu filho se dedica ao brincar livre e criativo dentro de casa?

(  ) Os brinquedos eletrônicos são oferecidos de forma livre ou tenho algum controle do seu uso dentro de minha casa?

Então venha comigo nessa descoberta da atitude e do cantinho ideal em sua casa ou na casa inteira para o seu filho exercer o seu direito: o de Brincar!

Vamos nos empoderar ainda mais de Atitudes Lúdicas que com certeza irão aumentar o repertório das Memórias Brincantes da Infância de seus filhos!

 

luciana_brinquedista fotoLuciana Moreira é Educadora há 25 anos, Geógrafa, especialista em Educação Ambiental.
Brinquedista pela ABBri e idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar

” Como educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.

A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.

Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”