Maternidade, carreira e a arte de conciliar

 A conciliação dos papéis de mãe e profissional é uma das maiores inquietações da mulher contemporânea.

mae_filho_maternidade_bem_familia_bh_aptta_6

“Como ser boa mãe e profissional ao mesmo tempo?” é uma questão quase existencial que nos ronda.

Algumas questões estão inseridas nessa pergunta que merecem a nossa atenção constante: :

Culpa: a mulher sente culpa. Por ser mãe, filha ou esposa ausente. Por não ser a profissional ou a mãe que acha que deveria ser.  Mas será?!  Conversar com outras mulheres que estejam em situações ou momentos de vida similares ao seu, pode ajudar a enxergar que você não é a primeira nem a última a passar por isso e, inclusive, que não é tão boa ou tão ruim quanto todas as outras .

Apoio social: a mulher precisa de apoio para conciliar carreira e maternidade. Esse apoio passa por sua estrutura familiar e por instituições especializadas que devem ser mapeadas e selecionadas para se adequar à sua realidade. Mas, a questão fundamental aqui é: preciso de ajuda e não sou só eu que tenho que dar conta de tudo! E isso inclui, por exemplo, aceitar que o par amoroso faça e cuide das coisas do jeito dele, seja com os filhos, seja com a casa.

Rotinas: para conciliar todos os papéis é preciso organizar! As mães Bem Família já sabem que as rotinas são grandes aliadas na educação dos filhos. Com o resto da vida também  não é diferente. Organizar sua rotina, conciliando seus horários com os dos filhos, flexibilizando quando possível e cuidando para não cair na armadilha da aceleração desnecessária ou de não dar nenhum tempo para si mesma além do trabalho são boas estratégias.

Qualidade do tempo: cuidar da qualidade do tempo consigo mesma, com o par amoroso, com os filhos, são fatores essenciais para gerar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Desconectar-se do trabalho para conectar-se com a família e admitir que a casa pode estar desarrumada e o trabalho pode ser deixado de lado quando você chega, pode fazer um bem enorme para a construção de relações duradouras e verdadeiras .

Mãos à obra? Reflita, anote, encontre o que funciona para você!

foto_juliana_andrade_adriana_fantoni_aptta_parceria_bem_famila_bh

Autoras: Juliana Andrade e Adriana Fantoni
Sócias na Aptta