Incentivar a autonomia da criança nem sempre é fácil! Algumas mães relutam em perceber que o filho cresceu. Deixá-los comer sozinhos, tomar banho, escovar os dentes e outras situações simples são necessárias!

Neste vídeo, a designer Fabiana Visacro conta a história de como fez com a sua própria filha, para dar um “up” no ambiente estimulando novas atitudes na filha pequena, adequando o espaço físico do quartinho com ajustes muito charmosos que a pequena Isabela adorou!

Fabiana Visacro é psicóloga e designer, diretora na Fabiana Visacro Decoração Afetiva.

“Meu interesse por pessoas me levou a me formar em psicologia. Meu interesse
pela maneira como as pessoas vivem resultou em minha segunda graduação: o
design de interiores. Foi assim, com o olhar totalmente voltado para o
humano, que comecei a construir uma carreira baseada na qualidade de vida e
na relação das pessoas com suas moradas, ambientes de trabalhos e demais
espaços frequentados.”

Que tal brincar de caça ao tesouro com o seu filho?

Para isso precisamos de paciência, ou melhor de pais com ciência.

Ter ciência de algo é uma expressão que designa alguém que está a par de alguma coisa, ou seja, que está ciente, que sabe o que está acontecendo.

Você tem ciência da importância da fase da Infância para a formação humana de seu filho? O que você já faz e que demonstra na sua atitude essa importância?

Então vamos brincar de caça ao tesouro? Vou te dar algumas pistas para você encontrar esse verdadeiro tesouro.

Permita-se viver momentos a sós com o seu filho, de descontração, chamego, silêncio e reflexão. Nesses momentos podemos criar uma verdadeira conexão entre o pensar e o sentir e formar vínculos que serão ponte para os muitos caminhos que vocês irão trilhar pela vida.

Brinque com o seu filho e observe-o pois brincando ele expressa suas qualidades e defeitos. Propicie que manifeste a sua imaginação natural enquanto brinca e perceba valiosas pistas do seu tesouro interno onde ele irá sentindo assim a sua própria essência divina, todo o seu potencial humano e criativo através do natural exercício de brincar, e aos poucos irá tomando posse desse tesouro que lhe servirá de guia pelos caminhos da vida.

Tenha sensibilidade de olhar para sua criança não apenas como sujeito de proteção mas como um sujeito social e espiritual que está em formação. Ouvir uma criança é uma arte, exercite-se nesse exercício e conheça mais o indivíduo que cresce ao seu lado com suas necessidades, gostos e preferências.

Você e seu filho merecem encontrar esse tesouro e juntos compartilharem de tudo o que necessitam para conhecerem a sua verdade e serem felizes!

 

Luciana Moreira é Educadora há 25 anos, Geógrafa, especialista em Educação Ambiental.
Brinquedista pela ABBri e idealizadora da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar

 

luciana_brinquedista fotoComo educadora já valorizava o brincar como um importante recurso de ensino, mas a minha vocação para o brincar foi despertada ainda mais após o nascimento de minhas duas filhas.

A busca constante por favorecer o brincar na infância me levou a promover atividades recreativas em clubes e escolas.

Me tornei entusiasta do brincar e assim fui em busca de uma maior capacitação nessa área e como Brinquedista criei a Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar.”

O tamanho do dever de casa está exagerado?

O dever de casa é muito ou pouco na escola do seu filho? Quantas páginas? Quantas questões? Quanto tempo ele passa sentado fazendo o dever? Ele faz o dever do início ao fim sem levantar? Com que idade ele já faz o dever sozinho?

O tempo que se passa fazendo o dever de casa serve para muitas coisas:

menina_pega_lapisAlgo importante é os pais apoiarem a ideia do dever de casa ao estilo da escola que escolheram. É importante que a criança tenha o aval dos pais para sentirem-se motivados, e isso gera uma atitude mais pro ativa no aluno. Não que o volume e tipo de dever de casa precisem acatados pelos pais sem qualquer questionamento. Mas, só acompanhando de perto o dia a dia do dever de casa para entender se há um exagero, um excesso de exercícios ou comandos inapropriados para o ano escolar em curso.

A idade da criança também impacta diretamente no tempo que deve dedicar-se diariamente.

Normalmente, começa-se aos 4 anos um dever na semana que dure no máximo 30 minutos em deveres com desenhos, pesquisas, escrita do nome, trabalhos com fotografias e imagens, identificação de numerais, letras, nome, recortes, revistas, referências ao alfabeto, elaboração de pequenas histórias a partir de gravuras com seqüência lógica, atividades com livros, massinha, preensão do lápis no traçado de linhas, desenhos, etc.

Os pais ou adulto que acompanham o dever de casa deve ter noção deste tempo diário que a criança vai “gastando’ e trabalhar a noção de tempo à criança, verbalizando, ocasionalmente, o horário que começou e terminou. Isso traz um senso de responsabilidade, controle e autonomia. Mais do que o tempo gasto no dever, é importante incentivar que a criança o faça com dedicação, tranquilidade, sem queixar, pois tudo isso faz gastar ainda mais tempo.

A cada idade novas questões e enunciados são inseridos para os alunos responderem, e o tempo dedicado ao dever de casa vai aumentando gradativamente. No 5o ano é comum ver alunos levando de 1 a 3 horas para fazer o dever, que já traz livros e estudos de mais de um conteúdo no mesmo dia. Além dos estudos extras antecipados para avaliações.

E uma questão interessante para os pais pensarem é “se meu filho não estivesse ocupado com o dever de casa, o que eu poderia colocar no lugar?”. Isso já responde o tipo de estímulos que a família gostaria de dar a esta criança, pensando no seu presente e no seu futuro.

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

 

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na 
Bem Família desde 2012.

Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.
Estudiosa de Neuroeducação, 2017.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.

Realiza palestras e workshops para pais e educadores em escolas, empresas e congressos.

Veja que bacana a solução da decoradora Fabiana Visacro para o quarto de um aluno que ama estudar e ganha medalhas em Olimpíadas do conhecimento que ele participa há alguns anos. Visando valorizar seu lado estudioso e iniciar uma nova fase da adolescência, o projeto encanta pela modernidade e bom gosto.

 

site_fotoFabiana Visacro é psicóloga e designer, diretora na Fabiana Visacro Decoração Afetiva.

“Meu interesse por pessoas me levou a me formar em psicologia. Meu interesse
pela maneira como as pessoas vivem resultou em minha segunda graduação: o
design de interiores. Foi assim, com o olhar totalmente voltado para o
humano, que comecei a construir uma carreira baseada na qualidade de vida e
na relação das pessoas com suas moradas, ambientes de trabalhos e demais
espaços frequentados.”

 

 

Que mãe ou pai nunca passou aperto para acompanhar os deveres de casa e estudos do seu filho?

As mães que trabalham muito, que não conseguem estudar junto com o filho, os pais que não têm tempo ou habilidade para incentivar o filho nos estudos da escola são cada vez em maior número. Estes podem sentir-se desconfortáveis ou até culpados por não acompanhar de perto o dia a dia da criança.

Os tempos mudaram e as 24 horas do dia nem sempre são planejadas de acordo com o ritmo da criança, mas muitas vezes para atender a toda uma família, cheia de peculiaridades e situações diversas: questões profissionais, financeiras, doenças, separações, conflitos, filhos especiais, dentre outras. Fazer o dever de casa junto com o filho todos os dias não é fácil. Às vezes, é impossível!

As crianças com transtornos de aprendizagem ou de comportamento são ainda mais exigentes neste sentido, demandam uma atenção mais especial para se adaptarem ao ritmo da escola, dos trabalhos e da assimilação dos conhecimentos.

Seja qual for o caso da sua família, a experiência de delegar a alguém esta parte da rotina do filho é uma opção que deve ser encarada de forma racional e simples. Quanto mais tranquilo for o processo de aprendizado da criança, mais chances ele tem de gostar de estudar, de ver a importância da escola e principalmente enxergar suas potencialidades para desenvolver-se com autonomia.

Quando os pais percebem que algo precisa ser feito para a criança ser mais feliz na vida escolar, é o momento ideal para buscar ajuda, pesquisar tendências em educação e observar ainda mais de perto o filho em questão. Cada caso é um caso, resultado da idade da criança, do contexto familiar, da escola onde estuda, do ano escolar em curso e de inúmeras outras situações da sua vida.

O mais importante é incluir o momento do estudo e do dever de casa na rotina da criança de forma que ela mesma vá percebendo que é algo importante e que a acompanhará por longos anos. A autonomia se ensina aos poucos, mas sempre com objetividade e clareza do que se espera da criança. 

cópia de tati_assinatura_retangular_2017

 

Professora Tatiana Camargos Lamego
Sócia Diretora na
Bem Família desde 2012.

Voluntária na Associação Educore – Movimento Pedagogicamente Responsável, 2015 até o presente.
Representante do projeto Um Brincar Sustentável – Joanninha Aluguel de Brinquedos em Minas Gerais, 2012.
Formação em Magistério pelo Colégio Logosófico González Pecotche, 1995.
Comunicóloga pelo Uni BH, Belo Horizonte/MG, 1999.

Realiza palestras e workshops para pais em escolas, empresas e congressos.

A obesidade, problema cada vez mais frequente nos consultórios de pediatria, deve ser tratada como uma doença, pois pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas e má formação do esqueleto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, 58% da população latino-americana está com sobrepeso ou obesidade.

A prevenção deve iniciar na infância, ou melhor, ainda no período neonatal. A gestante deve ter uma alimentação com pouca quantidade de açúcares e gorduras. Após o nascimento, a melhor maneira de prevenir a obesidade e suas consequências é oferecendo o leite materno. Até os 2 anos de idade, a dieta da criança deve ser livre de açúcares ou os chamados carboidratos simples. As crianças mais velhas devem evitar o consumo de bebidas adoçadas, salgadinhos e biscoitos industrializados, frituras ou outros alimentos ricos em gorduras como hambúrgueres e pizzas. Não tenha esses alimentos em casa. Os alimentos frescos e comprados “in natura” devem ser estimulados.

Evite levar os filhos no supermercado, mas aproveite para levá-los às feiras ou “sacolões”.
Além da alimentação, é muito importante a prática de atividades físicas regulares e adequadas para cada idade. Não permita que seu filho (a) fique muito tempo assistindo à televisão ou usando computadores, tablets e celulares.

Estimule as atividades ao ar livre e aproveite para acompanhá-los e se exercitar!

O vídeo “Muito Além do Peso” no link: https://youtu.be/8UGe5GiHCT4 é uma ótima pedida para que fiquemos atentos a essa questão. Não deixem de assistir!
foto_Dra_Isabela_Martins

 

Isabela Martins, Pediatra da Primeiros Passos Clínica Pediátrica

 

Falar da infância é um prato cheio para nós! Quanta beleza e esperança tem neste, e ousamos dizer que os professores são aqueles que vivem mais de perto o amor à profissão, quando escolhem realmente ajudar os pais a educarem.

Dizemos ajudar pois, acreditamos e divulgamos isso com bastante certeza de que a missão de educar é dos pais, mas ela deve ser orientada quando falta algo, quando há uma dúvida, quando alguma coisa não vai bem.

Estudos, pesquisas, tendências são sempre muito bem vindos, mas nada substitui um pai ou mãe ávido pela solução, querendo incrementar o desenvolvimento de seu filho de forma a pensar no futuro, no cidadão que ele será. Por isso, em nossos cursos tratamos sempre a característica individual de cada aluno, acreditamos que cada filho é diferente do outro e os pais precisam ter esta certeza para encontrar os caminhos ao educar seus filhos.

Alguns temas de cursos e palestras que fizemos para pais e educadores:

encontro_canguru_bem_familia_setembro_bh

Encontro Canguru BH . Anfiteatro do Pátio Savassi Palestra: O que você precisa saber (e fazer) sobre a rotina escolar do seu filho

convite_workshop_de_pais_orabolinhas_bem_familia

Workshop dia dos Pais “Brincadeiras para um melhor vínculo pais e filhos”. Edição Orabolinhas BH

brain_connection_bem_familia_neurociencias

Brain Connection
1o Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem da Infância e Adolescência
Belo Horizonte – Teatro Francisco Nunes Oficina: Brincar de Ler: menos IPAD e mais histórias para a criança

Feira_Ziriguidum_ bate-papo_novembro

Ziriguidum – Feira organizada pelo Na Pracinha, Amorakids e Orabolinhas Bate-papo para visitantes da feira no Espaço W11 Título: 5 hábitos da boa infância

palestra_bem_familia_maes

Aptta Carreiras Femininas . Encontro Aptta Palestra: Rotinas, mães e filhos em sintonia

Conadein - Congresso Nacional de Desenvolvimento e Estímulo das Inteligências Palestra on-line: 5 hábitos para equilibrar a rotina escolar com a vida de criança

Conadein – Congresso Nacional de Desenvolvimento e Estímulo das Inteligências
Palestra on-line: 5 hábitos para equilibrar a rotina escolar com a vida de criança

 

 

 

 

 

 

convite_workshop_maes_orabolinhas_bem_familia_clinica_base_jpg

Workshop de mães . Edição Orabolinhas Rotina Infantil o brincar como base do desenvolvimento do meu filho

convite_workshop_de_mães_bem_familia_leitura_infantil_bh

Workshop de mães . Edição Orabolinhas Brincar de Ler: menos IPAD e mais histórias para seu filho

Workshop_brincar_de_mae_bem_familia_orabolinhas-dia-das-maes-2016-bh-pequeno

Workshop Especial dia das mães . Orabolinhas Brincadeiras para um melhor vínculo mãe e filhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando falamos de desenvolvimento infantil, estamos nos referindo ao cognitivo, ao social, ao afetivo, e isso envolve muitas áreas e aspectos: neurologia e coordenação motora, saúde, crescimento físico, amadurecimento emocional, assimilação de conhecimentos, ritmo escolar e muitos outros.

O universo infantil é um infinito em possibilidades. Há muito o que fazer e esperar de um bebê quando ele nasce. A escola, de um lado, a família, de outro, todos querem o bem da criança. Mas o que mesmo este ser será quando crescer? Como lidar com as inúmeras interferências externas como a mídia, os amiguinhos, a sociedade. E também considerar o perfil individual daquele serzinho que nasceu, com suas tendências e gostos que ninguém explica de onde vem?

Muitos pais nos perguntam: Qual o limite do meu filho e até onde devo incentivar o seu desenvolvimento?

Cada especialista, de acordo com a sua formação, vai defender a sua visão e sugerir os estímulos relacionados à sua atuação profissional, dentre as várias áreas áreas de conhecimento ligadas à infância: pediatria, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, neuropediatria, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, psiquiatria, psicomotricidade etc. E os pais, leigos, ficam a mercê da opinião ou da tendência do momento.

Missão difícil a de educar nos tempos modernos. Parece que o que era simples e básico agora ficou complexo e quase sem solução. As queixas dos pais são muitas: meninos sem limites, birras constantes, rebeldia antes mesmo da adolescência, agitação e falta de concentração, excesso de compromissos e falta de tempo, escola apertada e muitas linhas diferentes em educação. E nós queremos ajudar cada pais a encontrar a sua resposta.

Há uma resposta que vale para todos os pais: não há regras, crie a regra ideal para a sua família.

Deixamos aqui algumas frases que nos animam e esperamos animar vocês queridos papais e mamães a encontrar uma luz e uma orientação na sua linda missão de educar seus filhos.

frases_pensadores

O Workshop de Mães é um evento feito especialmente para inspirar as mães com filhos até 10 anos. Em ambiente lúdico e descontraído, as palestras preparadas pela professora Tatiana são pensadas para valorizar cada faixa etária da criança e a importância dos pais oferecerem estímulos variados em casa, para o pleno desenvolvimento infantil.

Em 2016 o tema “brincar” será explorado nas palestras, visando resgatar os hábitos infantis que atualmente têm ficado esquecidos ou diminuídos com a correria do cotidiano da família. Muitas mães sentem que faltam ideias e energia para chegar em casa e brincar com os filhos, então vamos ajudar a inspirar, a cada workshop, com informações importantes e trocas de ideias em grupos pequenos para um bate-papo bem especial.

Estreamos com a edição comemorativa do Dia das Mães, com uma palestra-oficina para mães e filhos no espaço da Orabolinhas, no dia 31 de abril.

Workshop Mães em Belo Horizonte

O tema da palestra “Brincadeiras para um melhor vínculo mãe e filho” foi escolhido para inspirar esta manhã de brincadeiras. Abordamos a importância dos 5 sentidos e da presença das mães para estimular os filhos em diferentes habilidades enquanto brincam: olhar nos olhos, sentar no chão, combinar as regras das brincadeiras, cantar, conversar, inventar histórias…enfim, se divertir enquanto estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social do filho. Além dos desafios de brincar com meninos e meninas em diferentes situações.

 

A manhã foi divertida e movimentada, cada mãe que chegava era recebida pela professora Tatiana para algumas “tarefas”:

Missão 1: brincar com os filhos com os jogos e brinquedos selecionados pela Ana Luíza da Traquitana Brinquedos.

Workshop para mães - Belo Horizonte

 

Missão 2:  bate-papo com a participação da mamãe Bela Aires, do portal Criançaria e oficina de dobradura com a psicopedagoga Tatiana Marchi – ela ensinou mães e filhos a fazerem um cachorrinho enquanto cantavam uma música.

Workshop Mães em Belo Horizonte

Missão 3: sessão de fotos das mães e filhos com a fotógrafa infantil Mari Camargos, que também cobriu nosso evento com lindos momentos descontraídos em meio às brincadeiras.

Workshop para mães - Belo Horizonte

Fechamos o evento com um  gostoso lanche preparado pela querida Lívia, da Brincar Lá Fora.

Agradecemos a todas as mamães e parceiros que participaram, e o apoio do grupo Mommys do Face, da mamãe Mariana Bicalho.

Próxima edição:
18/06 – Brincar de Ler: menos ipad e mais histórias para seu filho

Sábado de 10h às 11h30 – vagas limitadas

Onde: Loja Orabolinhas . Rua Raul Pompeia, 111 Bairro São Pedro . BH

Público: Mães e pais com filhos de 0 a10 anos

Inscrições: em bit.ly/workshopdemaes

Informações:
contato@bemfamilia.com.br
Loja Orabolinhas – (31) 3282-5349
Bem Família – (31) 98646-3808

Nossa missão é auxiliar os pais a organizar a rotina dos filhos para o pleno desenvolvimento até os 10 anos. 

Além dos cursos em domicílio e atividades de lazer pedagógico já realizadas há alguns anos, a Bem Família traz uma novidade em 2016: cursos on-line para pais, em formato de palestras e bate-papo com nossa professora infantil Tatiana.

A primeira palestra on-line “Como conciliar a rotina escolar com a vida de criança” pode assinada por pais de todo o Brasil, e os filhos ganham um material educativo pelo correio – um quadro de incentivo de organização dos horários. Todo material vai com instrução de uso, sugestões e dicas da professora Tatiana.

 

palestra_online_bem_familia_rotina_escolar_abril

A professora Tatiana nos bastidores da palestra on-line

Em março, tivemos a modalidade bate-papo on-line com cada mãe e pai, participantes da promoção Hábitos do Bem. Os hábitos abordados foram o comer, dormir, brincar, aprender e ter tempo livre. Também com o envio de um quadro de incentivo cheio de sugestões e orientações na casa da criança.

Por que cursos on-line?
Sempre participamos de eventos, feiras e reuniões em escolas, convidados a contribuir com nossa visão sobre a infância. Então chegou a hora de disponibilizar este conteúdo para vocês, pais e mães que já nos acompanham em diversas atividades, que nos seguem, que são nossos fãs e querem sempre aprender algo novo. Com a comodidade de assistir de casa, com mais flexibilidade de horários. E os pais de todo o Brasil podem acompanhar nosso trabalho e participar de mais atividades ao longo do ano.

Qual o principal assunto tratado nos cursos para pais?
A organização dos hábitos para um desenvolvimento sadio e equilibrado da criança de 2 a 10 anos, visando desenvolver suas habilidades para um bom crescimento. A importância da rotina como referência para a criança também é um tema central de nossas orientações para os pais.

Como vamos abordar os problemas da infância em nossos cursos?
Teremos vários temas sendo abordados de maneiras diferentes, todos relacionados ao hábitos do aprender, brincar, comer, dormir e ter tempo livre. Vamos apresentar estudos, pesquisas e tendências do desenvolvimento infantil. Levaremos também dicas e orientações relacionadas ao dia a dia do seu filho, em uma linguagem fácil e acessível para os pais que não são da área da educação.

Como sei se os cursos vão me ajudar com o meu filho?
Toda criança precisa de hábitos em equilíbrio para um bom desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo. Até os 3 anos a criança está em plena atividade cerebral, antes mesmo da fase da alfabetização. Para uma boa transição de fase a fase, ela precisa ser incentivada em diferentes habilidades como: gostar de histórias, de desenhar, de ouvir, falar, conviver, movimentar-se, criar e até mesmo descobrir sua autonomia. Se tudo isso está em dia e ainda assim a criança apresenta dificuldades, os pais precisam de ajuda extra. Queremos inspirar mães e pais a novas ideias e formas de organizar a rotina dos filhos.

Os cursos são lançados em nosso site, redes sociais e divulgados através de nossos e-mails. Para ficar sabendo, cadastre-se em nossa “newsletter” no site.

Para assinar a palestra on-line, envie um e-mail para contato@bemfamilia.com.br com o assunto “Assinar palestra de lançamento”.

Assine enviando e-mail para contato@bemfamilia.com.br

Assine enviando e-mail para contato@bemfamilia.com.br