A vida ensina…e a infância é a base da vida. (por Marise Alencar)

Meu coração chega a disparar ao pensar na responsabilidade que cada adulto precisa ter quando está perto de uma criança ou de um adolescente.

Cabe aos pais mostrar e apresentar as alternativas da vida.

Atualmente, observo que muitos pais e mães não se preocupam em explicar, apresentar aos filhos o que foi construído pelas gerações anteriores, mostrar-lhes como as coisas acontecem no mundo, sem a devida seleção que merece, para que o entendimento do jovem e da criança possa funcionar e ajudar na sua formação. Parece que, como está tudo aí mesmo, não há necessidade de muitas apresentações, ou, o que ainda pode ser pior: a desculpa de que a vida ensina!

Infância é tempo de plantar muitos e essenciais valores para que surjam, em seu tempo, os resultados na vida daquele que recebeu a semeadura.

Infância é tempo em que pais e todos que convivem com suas crianças, apresentem o mundo, expliquem as coisas de forma simples e verdadeira. Infância é quando olhamos para aqueles pequerruchos e no sentimos inspirados em sermos exemplos em tudo: no que falamos e atuamos.

bem_familia_Marise_Alencar_infancia_2

Na infância se aprende melhor com segurança e alegria.

A nova geração – representada pelos filhos que chegam neste mundo – merece receber explicações claras; tem direito a estar perto de adultos que a orientem, que lhe apontem o que vale a pena ser descoberto, visto, lido, aprendido. Neste mundo globalizado, o amor dos mais velhos aos mais novos precisa aparecer também na seleção do que é agradável de ser visto e ouvido, útil à sua vida, proveitoso para sua evolução, sensível à sua alma. Coisas que realmente podem nos engrandecer como seres humanos. Isso sim é preciso ser ensinado.

Infância dura pouco e antecede, outra fase linda, mas também curta, que é a adolescência. Estas duas, infância e adolescência, são bases da formação de um ser humano.

Estas fases da vida, formativas do ser adulto que vai surgir, podem ser determinantes nos resultados do futuro. Afirmar que a infância é base da vida é garantia de uma valorização desta fase; é apostar que é no alicerce da vida humana, que podemos formar homens e mulheres que poderão, de fato, ser pessoas mais felizes e responsáveis com as próprias vidas e com aqueles que com eles conviverem.

mother and daughter lie on the grass and smile

A adolescência também precisa de orientações claras.

Marise Nancy de Alencar

Marise Nancy de Alencar

Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização, Mestre em Educação Tecnológica, Coordenadora Pedagógica.